Intel Gemini Lake

Intel nega que bug atinja apenas seus chips e comenta impacto no desempenho

Redação Olhar Digital
Compartilhe com seus seguidores
A A A

A Intel se manifestou sobre a descoberta de um bug que pode afetar todos os processadores da empresa lançados na última década. Segundo a fabricante, as falhas de segurança poderiam ser encontradas em diversos tipos de dispositivos com chips de diferentes marcas e sistemas operacionais. A Intel, contudo, não descartou a possibilidade de a correção deixar os computadores mais lentos.


A vulnerabilidade noticiada nesta quarta-feira, 3, afetaria o kernel dos sistemas operacionais Linux e Windows com processadores Intel lançados nos últimos 10 anos. A falha permitiria o acesso a informações sensíveis armazenadas em um cache de discos. Além disso, o pacote de correção necessária poderia causar uma perda de desempenho de 5 a 30%.

Em nota divulgada, a Intel diz que a informação de que o problema seria exclusivo dos processadores da marca é incorreta. “Baseado em analises recentes, diversos tipos de dispositivos computacionais – com processadores de diferentes marcas e sistemas operacionais – estão suscetíveis a essa falha”, publicou. A companhia afirmou ainda trabalhar com a AMD e a ARM para desenvolver uma solução adequada para a questão.

Ainda no comunicado, a Intel não descartou a hipótese de que a correção poderia causar perda de desempenho em PCs. Contudo, a fabricante minimizou o impacto para o usuário. “Contrariando algumas reportagens, qualquer impacto na performance depende da carga de trabalho e, para o usuário médio, não será significante e será reduzida com o tempo”.

Por fim, a empresa disse ainda que já começou a liberar alguns pacotes de correção e que planeja resolver a falha na próxima semana, conforme mais pacotes de atualização serão liberados. A recomendação é que os usuários baixem os updates assim que eles forem liberados pela Apple, Microsoft ou empresa responsável pelo sistema operacional.

 

Segurança Intel
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você