iOS 11.4 vai bloquear acesso a dados de iPhones depois de uma semana sem uso

Um recurso do futuro iOS 11.4 deve dificultar a vida de quem tenta bisbilhotar smartphones alheios - incluindo órgãos de segurança e autoridades governamentais.

Códigos encontrados na versão beta da próxima grande atualização do sistema operacional dos iPhones fazem referência a um modo de restrição de USB, que desativa acesso aos dados do aparelho depois de um tempo sem uso.

Chamado "USB Restricted Mode", a nova funcionalidade foi detectada por pesquisadores da Elcomsoft. Quando ativado, ele impede a coleta de dados do dispositivo a partir da entrada Lightning quando o celular ficou mais de uma semana sem ser desbloqueado e nem pareado a um computador.

Com o recurso, a Apple pode dificultar a vida de agências de segurança e órgãos governamentais que buscam meios para coletar dados de iPhones que podem ser usados em investigações criminais.

Atualmente, um dispositivo chamado Graykey é usado para quebrar a criptografia de dispositivos a partir da porta Lightning dos celulares e iPads. Com o bloqueio do acesso a dados, o funcionamento do aparelho fica comprometido - ou, ao menos, limitado ao período de uma semana após a última utilização do iPhone.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ