Malware foi pré-instalado em 5 milhões de celulares Android

Quase 5 milhões de smartphones alimentados pelo sistema operacional Android foram infectados por um malware através de um aplicativo pré-instalado nos aparelhos.

Conforme relata o The Hacker News, pesquisadores de segurança descobriram que o malware RottenSys se disfarçou de um aplicativo de “System Wi-Fi Service” e foi instalado em aparelhos das fabricantes Honor, Huawei, Xiaomi, OPPO, Vivo, Samsung e GIONEE.

Aparentemente, o aplicativo foi instalado em algum momento ao longo da cadeia de suprimentos de fabricação dos smartphones, sendo que todos os dispositivos afetados foram enviados pelo Tian Pai, um distribuidor de telefonia móvel com sede em Hangzhou, na China.  No entanto, os pesquisadores não têm certeza se a empresa está envolvida no caso.

Ao contrário de oferecer o serviço de segurança de conexões Wi-Fi prometido pelo aplicativo pré-instalado, o RottenSys, na verdade, requeria quase todas as permissões sensíveis do Android para se comunicar com seus servidores e exibir propagandas na tela inicial do aparelho, gerando receitas publicitárias fraudulentas.

Os pesquisadores afirmam que, nos últimos 10 dias, o RottenSys exibiu anúncios 13.250.756 vezes. Além disso, alguns dispositivos infectados rodavam uma versão do RottenSys que permitia que os hackers tivessem habilidades mais extensas, incluindo instalação de aplicativos adicionais e automação de UI.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ