Malware que já infectou centenas de Macs permaneceu escondido por anos

Um malware capaz de controlar webcams, teclados e outros recursos do sistema dos Macs já é conhecido há cinco anos, no entanto, ele pode ter passado despercebido pelos sistemas de segurança por quase uma década.

Segundo Patrick Wardle, pesquisador da empresa de segurança Synack, o vírus, denominado Fruitfly, surgiu no início do ano, mas ele é uma variante de um programa malicioso que já vem circulado há anos.

Conforme relata o Ars Technica, as duas gerações do malware capturam imagens de tela, batidas de teclas, imagens de webcam e informações sobre as máquinas infectadas. Sabe-se que pelo menos 400 computadores já foram infectados, mas o número pode ser bem maior. Depois de analisar a nova variante, Wardle conseguiu descriptografar vários domínios de backup que foram codificados pelo invasor. 

Além de os meios de infecção serem desconhecidos, o objetivo exato do malware também não está claro. O pesquisador afirma que não encontrou nenhuma evidência de que o malware possa ser usado para instalar um ransomware ou coletar informações bancárias.

Ainda assim, não está claro como ele passou despercebido pelos softwares de segurança, pois usa códigos e servidores antigos e fáceis de serem encontrados.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ