Segurança

Antivirus

Menos de 10% dos aplicativos antivírus protegem contra malware, diz estudo

Clara Guimarães, editado por Camila Rinaldi 14/03/2019 12h20
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Uma pesquisa realizada pela AV-Comparatives, empresa austríaca que testa e avalia soluções antivírus, revelou que menos de 1 a cada 10 aplicativos antivírus para Android na Play Store realmente protege contra os ataques de malware. O laboratório lançou 2.000 mil amostras de vírus aos aplicativos e cerca de 2/3 deles nem atingiram a taxa de 30% de bloqueio.


O que parece é que esses programas só estão ocupando espaço na memória do seu celular, visto que a AV-Comparatives declarou que os desenvolvedores estão apenas interessados em gerar receita e não em proteger o usuário. A conclusão foi tirada depois da completa falha dos apps nos testes antivírus e do uso deles para veiculação de anúncios. 

Alguns dos programas testados colocaram aplicativos do Google e do Facebook como livres de antivírus, o que permitia que eles passassem pela proteção sem inspeção. Essa brecha pode ser usada por malwares para invadir o celular. Por outro lado, tinham aqueles que bloqueavam tudo, mesmo aplicativos oficiais da Play Store.

"Alguns deles nem se dão ao trabalho de adicionar os próprios pacotes às listas brancas, fazendo com que os próprios aplicativos fossem denunciados", comentou.

Agora a pergunta importante: em quais aplicativos posso confiar para proteger o meu smartphone? A AV-Comparatives aconselha que os usuários busquem por nomes conhecidos em segurança como Avast e Norton, tiveram 25 apps que passaram pelo teste e você pode checar o relatório completo da empresa aqui.

Fonte: BGR

 

 

Google Vírus Android Antivírus play store
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você