Segurança

Be Internet Awesome

Novo programa do Google ensina crianças a detectar fake news

Maria Dourado, editado por Rui Maciel 24/06/2019 17h45
Compartilhe com seus seguidores
A A A

O "Be Internet Awesome" trabalha para ensinar crianças e adolescentes a reconhecer URLs suspeitas, informações falsas, fontes confiáveis e não confiáveis. Já há uma versão em português.

Quando o Google lançou o programa de estudos "Be Internet Awesome" ("Seja Incrível na Internet") para educadores há alguns anos, ele concentrou seus esforços em ensinar às crianças sobre segurança online. Este ano, no entanto, a empresa está adicionando um novo componente à campanha: a alfabetização midiática. Desenvolvido em parceria com o Net Safety Collaborative, o lançamento inclui atividades que ajudam a educar as crianças sobre como detectar desinformação, como URLs falsas ou manchetes enganosas.


O programa inclui atividades do tipo "Não se deixe enganar", centradas no ensino de habilidades de pensamento crítico para crianças. Assim, eles saberão a diferença entre fontes de notícias confiáveis e não confiáveis ou como identificar uma URL incorreta. Há também outras atividades de alfabetização midiática, como "Compartilhar com cuidado", que têm a ver com ensinar as crianças a manter uma boa reputação online e "É legal ser gentil", que é sobre assédio online.

Junto a esse lançamento, o Google está anunciando uma parceria nacional com o YMCA (Associação Cristã de Jovens, em português), onde ajudará as famílias a conversar com seus filhos sobre tópicos como mídia social, cyberbullying e desinformação.

Esse tema está especialmente em alta entre os grandes players de internet e tecnologia. Um exemplo (ruim) é o YouTube, que é frequentemente relacionado ao compartilhamento de teorias da conspiração e pedofilia. É no mínimo interessante ver o Google colaborar em um projeto que ensina as crianças a identificar a desinformação, enquanto, ao mesmo tempo, não faz um trabalho eficiente em sua própria plataforma de vídeo.

O "Be Internet Awesome" destina-se, principalmente, a crianças de sete a doze anos e está disponível para os membros e educadores interessados partir de hoje (24), inclusive em uma versão em português.

Segurança Google
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você