Novo sistema do Google elimina necessidade de você provar que 'não é um robô'

Sabe os testes CAPTCHA, aqueles pequenos quebra-cabeças que você precisava resolver em alguns sites para provar que não era um robô? Graças a avanços dos sistema de inteligência artificial do Google, eles podem virar definitivamente algo do passado. A empresa anunciou hoje que lançará uma versão "invisível" dos testes, que consegue descobrir que você não é um robô sem que você precise digitar nenhum texto.

De acordo com o Google, isso é possível por conta de "uma combinação de [sistemas de] aprendizagem de máquina e análise avançada de risco que se adapta a novas ameaças". A empresa não deu muito mais detalhes sobre como o sistema funciona, mas isso era de se esperar: explicar melhor seu funcionamento poderia acabar ajudando pessoas mal-intencionadas a criar 'bots' melhores em burlar o teste. Um breve vídeo sobre a novidade pode ser visto abaixo:

Humano ou máquina?

Segundo o ArsTechnica, a sigla CAPTCHA significa "Completely Automated Public Turing test to tell Computers and Humans Apart" (algo como "teste de Turing público completamente automatizado para diferenciar humanos de computadores").

A tecnologia foi comprada pelo Google em 2009 e, além de ajudar na segurança da internet, também ajudou a ensinar computadores a ler. Alguns dos textos que os quebra-cabeças pediam que humanos digitassem (especialmente números) eram na verdade pedaços de texto que os computadores da empresa ou os carros do Google Maps não conseguiam identificar. 

No entanto, de acordo com o The Next Web, em 2014 o Google anunciou o "reCAPTCHA", uma versão otimizada (e mais fácil para humanos) do teste. Os testes reCAPTCHA são muito mais simples: em geral, basta clicar numa caixinha que diz "não sou um robô". Eles funcionam porquê robôs tendem a clicar exatamente no meio da caixinha, o que dá a dica para o sistema. 

Invisível

O Google chama essa nova tecnologia de "Invisible reCAPTCHA". Isso significa que o teste continua a funcionar, mas ele é "invisível": ele analisa alguns aspectos do seu comportamento no site para descobrir se você é ou não é um robô. Caso o sistema fique em dúvida, ele ainda pode pedir que você resolva um quebra-cabeça simples.

A BlackFriday está chegando. Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ