Segurança

Login e senha

Pesquisadores quebram as senhas de pioneiros do UNIX

Rafael Rigues 11/10/2019 11h30
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Originalmente desenvolvido pelo Bell Labs em 1969, sistema deu origem a sistemas operacionais populares como o BSD, Linux, macOS, iOS e Android

UNIX é uma família de sistemas operacionais multiusuário e multitarefa desenvolvidos no centro de pesquisas Bell Labs, nos EUA, a partir de 1969. Talvez você nunca tenha ouvido falar no nome, mas provavelmente já utilizou algum de seus ‘descendentes’ como o BSD, macOS, iOS, Android e Linux, entre muitos outros.


O projeto Unix Heritage Society visa resgatar e preservar a memória do UNIX, reunindo e preservando documentação e código-fonte de versões com significância histórica. E deste esforço de arqueologia digital surgiu um dado curioso: as senhas usadas por muitos dos pioneiros no desenvolvimento do sistema.

A programadora Leah Neukirchen encontrou um arquivo de senhas (/etc/passwd) em uma cópia do código fonte do 3BSD, uma versão do UNIX lançada no final de 1979. E usando ferramentas modernas, conseguiu quebrar a maioria das senhas ali armazenadas, revelando algumas escolhas curiosas.

Dennis MacAlistair Ritchie, criador da linguagem de programação C e um dos desenvolvedores originais do UNIX, usava a senha dmac. Seu parceiro Brian Kernighan usava a combinação /.,/.,. Stephen R. Bourne, criador do interpretador de comandos Bourne Shell (antecessor do Bash usado em quase todas as versões modernas do Linux) usava bourne. E Eric Schmidt, ex-CEO do Google, usava a senha wendy!!! (o nome de sua esposa).

Antes de criticar os pioneiros da computação pelo uso de senhas fracas, vale a pena um pouco de contexto: o tamanho máximo de senhas no 3BSD era 8 caracteres, e o algoritmo de criptografia (Descrypt) usava pouca entropia, o que significa que as senhas, mesmo criptografadas, são em geral fáceis de quebrar para os sistemas de hoje.

A senha que deu mais trabalho foi a de Ken Thompson, que projetou a implementou a maior parte da versão original do Unix. Segundo Nigel Williams, foram necessários mais de 4 dias de tentativas usando uma GPU AMD Radeon Vega64 para chegar ao resultado: p/q2-q4!. Um movimento de abertura comum no xadrez, uma das paixões de Thompson.

Fonte: BoingBoing

Segurança Hackers Linux Android hack iOS senha cibersegurança macOS arqueologia
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você