Polícia holandesa treina águias para abater drones ilegais

A Polícia Nacional Holandesa anunciou uma parceria com a empresa dinamarquesa Guard From Above, especializada em adestrar aves de rapina, para avaliar se águias podem ser usadas para tirar drones ilegais de circulação em situações nas quais outros métodos não seriam viáveis.

As águias conseguem abater os drones com relativa facilidade, sem a necessidade de usar meios mais agressivos. Por exemplo, se um drone estivesse impedindo um helicóptero de emergências médicas de pousar, a águia poderia removê-lo de maneira totalmente segura, sem ameaçar o helicóptero. O vídeo abaixo, em holandês, mostra as águias abatendo drones:



Além disso, os animais exigem relativamente pouco treino para fazer esse trabalho. Após prender os drones com as garras, eles o levam para um local isolado para tentar examiná-lo. O IEEE Spectrum aponta, contudo, que drones maiores podem representar uma ameaça à segurança das águias. Por esse motivo, a polícia está pesquisando também maneiras de proteger as aves.

Outro método não-ameaçador que a polícia está estudando para apreender drones são redes de segurança. Os testes com águias devem durar ainda mais alguns meses até permitir que a polícia se decida sobre a viabilidade desse método.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ