Cellebrite

Equipamento usado por governos para hackear iPhones é vendido livremente na web

Redação Olhar Digital 01/03/2019 15h10
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Máquina utilizada pelo governo para hackear celular está disponível na empresa de comércio online

Máquinas da Cellebrite, utilizadas pela polícia e agências governamentais dos EUA para hackear celulares, estão a venda no eBay por um preço não tão absurdo. Um dos principais feitos da companhia israelense é seu equipamento conseguir invadir iPhones, conhecidos por sua criptografia. 


A Cellebrite ficou famosa quando sua tecnologia ajudou a hackear um iPhone 5c de um homem envolvido em um atentado terrorista em San Bernardino, na Califórnia. O aparelho estava protegido com senha, e a Apple se recusava a obedecer ao pedido do FBI para enfraquecer a criptografia do sistema para que os dados no aparelho fossem acessados. A tecnologia da Cellebrite ajudou a obter acesso a essas informações sem o apoio da APple.

Por um preço entre US$ 100 e US$ 1.000, qualquer pessoa com acesso ao site de compras online norte-americano pode adquirir uma máquina de segunda-mão da Cellebrite. Um dispositivo novo custaria normalmente vários milhares de dólares. 

A situação é preocupante, pois nas mãos erradas, o aparelho pode ser utilizado para conseguir dados pessoais, bancários, informações de aplicativos de mensagens e outros. Isso permitiria, por exemplo, que um ladrão de celular acessasse informações sensíveis gravadas no aparelho que normalmente não estariam acessíveis graças à criptografia. Ainda mais alarmente é que os aparelhos são usados, ou seja, eles podem vir com dados de iPhones antigos que hackeou anteriormente.   

Por isso, a Cellebrite tem todos os motivos para estar brava com o vazamento do seu hardware. A boa notícia é que por conta do acesso ao equipamento ser restrito, o número de pessoas capazes de revenderem o produto no eBay é limitado. Encontrar o responsável, portanto, será bem mais fácil.

Enquanto não encontra os culpados, a empresa faz um apelo aos consumidores, para que eles devolvam os dispositivos, que serão devidamente desativados pela Cellebrite. 

 

Celulares iPhone Hackers Twitter Tecnologia eBay
Compartilhe com seus seguidores

Recomendados pra você