Rede Wi-Fi de hotel vira alvo de hackers com malware potente

Um grupo de hackers se especializou em ataques direcionados a Wi-Fi de hotéis de luxo espalhados pelo mundo com um malware potente, segundo analistas de segurança entrevistados pela ZDNet.

Os hackers do DarkHotel, um grupo que atua há pelo menos dez anos, estão com uma nova ameaça em mãos: o malware Inexsmar, que é inserido em redes Wi-Fi de hotéis com o objetivo de atingir hóspedes ilustres desses estabelecimentos.

O ataque feito pelo grupo atualmente é bastante elaborado: em primeiro lugar, eles atacam a rede Wi-Fi do hotel, seja a partir de vulnerabilidades de software ou com acesso físico à infraestrutura do hotel. Depois, eles realizam ataques de engenharia social para atingir os computadores-alvo.

E eles não querem atingir qualquer pessoa: o analista da Bitdefender Bogdan Botezatu explicou à ZDNet que os hackers criam mensagens de e-mail muito bem feitas e convincentes com um alvo específico em mente, que pode ser um político importante ou um grande executivo de uma empresa.

O e-mail enviado instala um malware que atua em etapas: primeiro ele faz download do Trojan, depois ele pode abrir um arquivo do Word para tentar enganar o usuário. A ideia é encobrir os passos do malware e dificultar a detecção ao fazer ele agir lentamente com o passar do tempo.

Os pesquisadores da Bitdefender não sabem dizer exatamente qual o objetivo dos hackers com o ataque, mas eles não descartam ser um golpe patrocinado por algum Estado, devido à complexidade dele.

O Natal está chegando. Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ