Segurança

Câmera de segurança Intelbras IC3

Review da câmera de segurança Intelbras IC3: baixo custo e fácil instalação

Rene Ribeiro, editado por Valdir Ribeiro Jr. 21/02/2019 15h00
Compartilhe com seus seguidores
A A A

A câmera IC3, da Intelbras, é uma solução bem simples para monitorar ambientes internos. O dispositivo pode ser utilizado tanto por empresas, quanto em ambientes domésticos. pois de baixo custo e muito simples de instalar.


Câmera de segurança Intelbras IC3: design e acabamento

Essa á uma câmera bem discreta, pois tem dimensões de 5,8 × 12,8 × 3,8 cm e pesa apenas 120 gramas. A lente e o sensor têm capacidade para gravar imagens em HD (1280 x 720 pixels) a 25 quadros por segundo. Ainda na parte frontal há um sensor infravermelho para gravação no escuro e um microfone.

Reprodução

Na traseira está o conector micro USB para liga-la na tomada (a fonte de alimentação que acompanha o produto é bivolt), um slot para cartão micro-SD e um alto-falante. Ele serve para se comunicar com a pessoa que está sendo filmada pelo app da câmera no smartphone (veremos como funciona mais adiante).

Reprodução

Ela também tem um pedestal com haste articulada, para ficar mais fácil posiciona-la de acordo como o usuário quiser. Embaixo do pedestal há um suporte de metal para parafusar em paredes. Para quem preferir não parafusar ou apenas deixa-la em pé no pedestal, ainda há dois adesivos para colar em paredes ou locais planos. O cabo USB para ligar a câmera na fonte de alimentação tem 2,90 metros.

Câmera de segurança Intelbras IC3: instalação

A instalação é muito simples. Depois de posicionada a câmera e conectada a uma tomada, basta baixar o app Mibo, da Intelbras, disponível para iOS e Android. O celular precisa estar conectado a rede Wi-Fi para a câmera poder sincronizar com o aplicativo. Ao abrir o aplicativo, é preciso fazer um cadastro para fazer logon, por segurança.

Reprodução

Feito isso, o app pede para escanear o código de barras da câmera, pois ela é como qualquer dispositivo conectado a sua rede e precisa de um endereço único. Achei essa solução interessante porque é tudo automático e o usuário nem precisa saber termos técnicos para conectar a câmera em sua rede Wi-Fi. E depois de ler o código de barras, a câmera já está funcionando e passando as imagens para o app no smartphone.

Câmera de segurança Intelbras IC3: recursos e cartão de memória

Além de monitorar em tempo real, a câmera IC3 grava as imagens em cartão micro SD, que não acompanha o produto. Essa parte é interessante, pois, apesar da câmera aceitar qualquer cartão, é melhor usar um específico para gravações de vigilância.

Reprodução

Na tela esquerda, o video em tempo real. Na direita, acessamos o menu onde estão as gravações no cartão. As faixas verdes indicam onde foram detectados movimentos

Um exemplo que usei nos testes foi o cartão micro SD da Western Digital, modelo Purple, que é otimizado para câmeras de segurança. O circuito de memória dele é preparado para gravação contínua por horas ou mesmo dias, suporta altas temperaturas e inicia a gravação mais rapidamente, o que faz diferença quando queremos monitorar um local. E o melhor é o que o preço é o mesmo de um cartão comum. Portanto, está dada a dica.

Reprodução

O melhor cartão a ser utilizado é um específico para câmeras de vigilância, como o exemplo da foto, um Western Digital WD Purple

A câmera faz gravações apenas quando detecta movimentos, o que é interessante para economizar espaço no cartão. Mas como ela tem um ângulo aberto de 111 graus, ela consegue captar grande parte de uma sala e a gravação é garantida. Nos testes, todos os movimentos foram detectados. No app é possível ajustar a sensibilidade do movimento para que ela não fique gravando a todo momento.

Reprodução

Assim que detecta movimento, a câmera pode enviar notificações com a foto para o smartphone

Outro uso interessante é quando precisamos monitorar idosos ou crianças. Nesse caso podemos desabilitar o sensor de movimento no app e sempre que quisermos, basta abrir o app para olhar o que está se passando na câmera.

E caso seja necessário entrar em contato rapidamente com quem está sendo filmado, basta clicar no botão do microfone do app e começar a falar para sua voz sair no alto-falante da câmera. Que, diga-se de passagem, tem volume alto. E como a câmera tem microfone, é possível manter uma comunicação fácil com quem está sendo monitorado.

Reprodução

A câmera IC3 também tem função para se comunicar com quem está no ambiente monitorado. Ela tem alto-falante e microfone

Câmera de segurança Intelbras IC3: conclusão

A cämera é fácil de configurar, o aplicativo é intuitivo e as imagens são de ótima qualidade. O cabo tem um bom comprimento (2,90 metros) para ser conectado a tomada. Mas percebi que é necessário um ótimo roteador porque a atualização em tempo real é lenta. O cartão micro SD para gravar as imagens precisa ser de boa qualidade, o mais indicado são aqueles específicos para câmeras de vigilância, que tem chip de memória adequado para a agilidade de iniciar a gravação.

Outro detalhe: melhor instalar a câmera com cabo escondido e ela também, pois, como é para parte interna ela facilmente pode ser quebrada. para o caso de monitorar crianças, idosos ou ambientes em geral, é uma solução interessante, pois, além das imagens, é possível se comunicar com quem está no local, pois tem microfone e alto-falante. Com pesquisa no Google, até a data deste review, os preços nas lojas online variam entre R$ 215 e R$ 300.

Câmera de segurança Intelbras IC3: especificações técnicas

Câmera

- Sensor: 1/4" HD Progressive Scan CMOS;

- Obturador: automático;

- Lente: 2.8 mm 111° (diagonal) e 92° (horizontal);

- Montagem da lente: M12;

- Dia & Noite: filtro de IR automático.

Compressão

- Compressão de vídeo: H.264 (perfil principal);

- Taxa de bits para vídeo: taxa de bits adaptável;

- Compressão de áudio: AAC;

- Taxa de bits para áudio: adaptável.

Imagem

- Máxima resolução: 720p (1280 × 720);

- Taxa de quadros: Max: 25 FPS (1280 × 720).

Wi-Fi

- Antena: 1,7 dBi interna;

- Padrões: IEEE 802.11b, 802.11g, 802.11n;

- Frequência operacional: 2,4 GHz;

- Largura de banda: Suporta 20 MHz;

- Protocolo de segurança: 64/128 bit WEP, WPA/WPA2, WPA-PSK/WPA2-PSK;

- Taxa de transmissão: 11b: 11 Mbps, 11g: 54 Mbps, 11n: 150 Mbps;

- Indicação de intensidade do sinal: não.

Geral

- Temperatura de operação: -10 °C a 50 °C;

- Umidade: 95% ou menos (sem condensação);

- Fonte de alimentação: DC 5 V;

- Consumo de energia: Máximo de 3 W;

- Visão noturna: Alcance: 5 metros;

- Dimensões (L × A × P): 58 × 128 × 38 mm;

- Peso (g): 120;

- Armazenamento: suporta cartão micro-SD: espaço mín. 8 GB e máx. 128 GB;

- Alarme inteligente: detecção do movimento.

 

Ficou interessado no produto? O aparelho avaliado nesse texto pode ser comprado na loja virtual do Olhar Digital, desenvolvida em parceria com o Magazine Luiza. Embora o Olhar Digital possa receber uma comissão nas vendas da loja virtual, a parceria com o Magazine Luiza não tem influência alguma sobre o conteúdo editorial publicado. Além disso, a disponibilidade do produto e o preço cobrado são de responsabilidade do Magazine Luiza.


Segurança Câmeras review
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você