Vietnã bloqueia Facebook por causa de protestos

O governo do Vietnã bloqueou o Facebook no domingo por conta de protestos contra um desastre ambiental. Os cidadãos do países se indignaram por conta de uma morte em massa de peixes, causada supostamente por descargas tóxicas de um complexo siderúrgico construído pela empresa taiwanesa Formosa Plastics. Os habitantes denunciaram o bloqueio por meio do Twitter:

Embora a empresa aleque que não há evidências relacionando as descargas tóxicas às mortes dos peixes, os vietnamitas protestam tanto contra a empresa quanto contra a inação do governo no caso. De acordo com o TechCrunch, a população estava usando o Facebook para organizar protestos, o que seria a principal motivação para o desligamento da rede social.

Dando a volta

Segundo o serviço israelense de proxy Hola, que poderia ser usado para contornar o bloqueio do Facebook, o Instagram também foi desativado no país. Nas horas que se seguiram à suspensão da rede social, tanto o aplicativo para smartphones quanto a extensão para navegadores do Hola viram um enorme aumento em seu número de downloads.

Reprodução

Sites que monitoram o funcionamento de páginas da internet como o DownDetector já indicam que as redes sociais foram reestabelecidas no país, embora não haja informações mais concretas. Tampouco se sabe, por enquanto, se o bloqueio atingiu todo o país ou foi restrito a áreas de foco dos protestos como Hanoi e Saigon.

Não é a primeira vez que o governo do país bloqueia redes sociais, de acordo com a Bloomberg. No entanto, nos últimos meses, o governo do país chegou a criar uma página no Facebook, chamada de "Government information", para tentar se comunicar com os cidadãos.

Catástrofe ambiental

As mortes de peixes começaram a ocorrer em abril, e a investigação ainda está em curso. segundo o Ministério do Meio-Ambiente e Recursos Naturais do país, as mortes dos peixes foram causadas ou por uma proliferação de algas tóxicas ou por lixo industrial, mas negou o envolvimento da Formosa Plastics.

Em um protesto na Praça Paris de Ho Chi Minh City, a polícia prendeu mais de 300 manifestantes de maneira excessivamente violenta. A violência policial levou o Alto Comissariado da ONU Sobre Direitos Humanos a repudiar publicamente "os níveis crescentes de violência contra manifestantes vietnamitas".

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ