Volvo promete fazer carros "à prova de morte" até 2020

Executivos da Volvo prometeram à CNN Money que, até 2020, a empresa conseguirá produzir carros nos quais ninguém será morto ou seriamente ferido por conta de acidentes. A empresa já possui um carro, o XC90, no qual nenhum motorista ou passageiro sofreu acidentes desse tipo em 4 anos.

Para seguir aumentando a segurança de seus carros, a Volvo pretende, primeiramente, criar veículos com interiores mais seguros. Para isso, ela propõe criar airbags e cintos de segurança mais resistentes e capazes de suportar impactos mais fortes.

Tecnologia de carros autônomos

Além disso, a empresa investe também em soluções mais avançadas, derivadas de equipamentos utilizados em carros autônomos. Uma delas é o cruise control adaptativo (um mecanismo por meio do qual o carro mantém sempre determinada velocidade, mas pode reduzí-la e até frear caso detecte a possibilidade de um acidente).

Outra tecnologia que permite reduzir acidentes é a assistência de pistas. O carro utiliza sensores e câmeras para detectar as faixas da pista, e consegue emitir avisos sonoros (ou mesmo corrigir seu próprio curso) caso comece a sair da pista ou da faixa. Essa função é particularmente útil para reduzir casos de acidentes provocados por motoristas que cochilam ao volante.

O carro também pode ser equipado com câmeras capazes de identificar outros veículos, obstáculos e pedestres, para tomar ações evasivas se houver risco de acidente. A empresa já possui um sistema específico para a detecção de alces, que comumente atravessam pistas de estradas na América do Norte, provocando acidentes fatais (não apenas para os alces).

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ