'Nintendinho' completa 30 anos; relembre jogos marcantes

No dia 19 de outubro de 1985 chegava ao mercado ocidental o Nintendo Entertainment System, ou NES, lançado dois anos antes no Japão como Famicom. O primeiro console doméstico da Nintendo foi palco para alguns dos maiores clássicos da era de ouro dos videogames e, nesta segunda-feira, 19, completa 30 anos.

Separamos abaixo alguns dos títulos mais jogados do "Nintendinho", como o console era conhecido no Brasil. Faltou algum? Deixe nos comentários a sua sugestão e relembre os clássicos de um videogame que marcou época.

Metal Gear

Reprodução

O precursor da série de ação e espionagem da Konami estreou no NES em 1987. Controlando o agente especial Solid Snake, o jogador precisa passar pelos inimigos sem ser visto até chegar ao objetivo de sua missão. Se um ponto de exclamação aparece sobre a cabeça de um dos guardas, significa que ele te avistou. Se surgirem dois pontos de exclamação, espere pela chega de reforços.

Castlevania

Reprodução

Lançado em 1986, esse título também deu origem a uma longa e amada franquia de games. Na pele de Simon Belmont, sua missão é matar o Conde Drácula, mas não sem antes enfrentar chefes de fase saídos diretamente dos contos de terror, como o Frankenstein, a Múmia e a Rainha Medusa.

Ninja Gaiden

Reprodução

Espadas, acrobacias e furtividade: esse clássico do NES e também dos arcades, lançado 1989, deu a chance a milhões de jogadores se sentirem um verdadeiro ninja na era do entretenimento em 8 bits.

Batman: The Videogame

Reprodução

Os fãs do filme de 1989 dirigido por Tim Burton também puderam experimentar a capa e o capuz do Homem-Morcego neste clássico do NES. Com uma mecânica inspirada em Ninja Gaiden, o game trazia vários personagens dos quadrinhos da DC Comics que não estavam nos cinemas, como o Pistoleiro, o KGBesta e Maxie Zeus.

Mega Man

Reprodução

Como esquecer de um dos mais icônicos games da Capcom a fazer sua estreia no NES? Lançado em 1987, o personagem criado por Keiji Inafune, armado com uma espécie de canhão de energia no lugar da mão direita (ou esquerda, dependendo do ponto de vista), redefiniu conceitos de game design no que se refere à dificuldade das fases e a movimentação do herói.

Contra

Reprodução

Uma espécie de extensão dos filmes de ação cheios de testosterona dos anos 1980 nos videogames e arcades. No game, você controla um soldado sem camisa do futuro, armado com o que havia de melhor no arsenal de personagens como o Rambo, ao lado de seu parceiro com calças coloridas, contra uma guerrilha alienígena em um canto isolado do mundo.

The Legend of Zelda

Reprodução

Talvez o personagem mais memorável da Nintendo depois, é claro, do Mario, Link estreou no mundo de fantasia de Hyrule em 1987. Armado com um escudo e uma espada, o herói deve desbravar os múltiplos mapas para resgatar a Princesa Zelda do vilão Ganon.

Final Fantasy

Reprodução

A franquia de RPG já tem dezenas de títulos, derivados, sequências, filmes e animações, mas o primeiro Final Fantasy foi lançado em 1990 para o saudoso Nintendinho. Criado por Hironobu Sakaguchi, o game oferece uma mecânica de batalhas em turnos baseadas no aprimoramento de habilidades e no desbloqueio de novas armas e poderes mágicos.

Metroid

Reprodução

No hall da fama de games da Nintendo, Metroid é um dos poucos que se distanciam da etiqueta de "jogo para criança". No controle da destemida Samus Aran, o jogador precisa explorar o misterioso planeta Zebes enfrentando criaturas de visual grotesco, como a assustadora Mother Brain que fecha a última fase do game.

Battletoads

Reprodução

Para muitos, um dos games mais difíceis de todos os tempos. No divertido e visualmente criativo Battletoads, o jogador controla Rash, uma espécie de sapo com características humanas membro de uma gangue de guerrilheiros mutantes espaciais. Admita: você também ficou preso na fase "Turbo Tunnel" por um bom tempo.

Super Mario Bros.

Reprodução

Não há como falar de Nintendo sem falar de um dos personagens mais famosos dos games no mundo inteiro. O simpático encanador bigodudo, sempre em busca de resgatar a princesa das garras de um monstro raivoso, ganhou seu próprio título em 1985 após o sucesso do Donkey Kong original nos fliperamas. Quem nunca jogou ao menos alguma versão de Super Mario Bros., que atire a primeira pedra.

Compras para o Natal? Não deixe de conferir a extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ