Após três anos e meio, mistério de 'GTA V' pode finalmente ter sido solucionado

"Grand Theft Auto V" chegou às lojas originalmente em 2013, mas somente em 2015 foi lançado para PC. Desde o começo, porém, jogadores têm se debruçado sobre um mistério que parecia sem solução. Pelo menos até esta semana.

Existe um ponto no mapa de Los Santos chamado Monte Chiliad, onde jogadores encontraram, com poucas horas de exploração, um desenho escondido em uma das paredes da plataforma de bondes da montanha. O desenho parece representar o próprio monte, e inclui três símbolos misteriosos: um disco voador, algo que parece um ovo rachado e uma pessoa numa mochila a jato.

Durante anos, diversos jogadores se dedicaram a tentar desvendar o mistério. Até agora, ninguém sabia se a Rockstar tinha deixado esse desenho no Monte Chiliad como uma referência a algo realmente escondido ou apenas como um easter egg para atiçar a curiosidade dos fãs.

Até porque a franquia "GTA" é conhecida por seus mistérios. O game "Grand Theft Auto: San Andreas", por exemplo, ganhou fama em fóruns online por supostamente esconder um "Pé Grande" em algum ponto do mapa - história que, com o tempo, provou-se apenas um mito. Além disso, o jogo tinha uma mochila a jato utilizável, e "GTA V" também tinha uma missão extra que envolvia uma espécie de Pé Grande.

Tudo isso levou os jogadores a acreditar que o desenho do Monte Chiliad não era só um easter egg, mas indicativo de um mistério a ser desvendado. Algumas pessoas se organizaram em grupos para vasculhar o código de "GTA V" em busca de mais pistas, tendo como alvo principal os três símbolos misteriosos: o disco voador, o ovo e a mochila a jato.

Nesta semana, um desses grupos de caçadores - o Team Guru - descobriu o que parece ser a resposta para pelo menos uma parte do enigma. Os jogadores encontraram o molde 3D de um ovo alienígena escondido no código do game, e que dias depois acabou acrescentado oficialmente ao modo multiplayer de "GTA V" na forma de uma missão secreta.

Como reporta o site norte-americano Kotaku, o mesmo Team Guru descobriu como ativar a missão secreta sem ter que vasculhar o código do jogo ou usar mods. Os interessados devem ter a atualização mais recente instalada e completar 600 missões de fornecimento do modo "Gunrunning". Depois disso, é preciso iniciar a 601ª missão entre 21h e 23h no tempo do jogo.

É assim que a missão secreta é ativada. Os jogadores são levados até o local onde um disco voador caiu na Terra, próximo à base militar de Los Santos. Após enfrentar alguns extra-terrestres, o seu objetivo é levar o tal ovo alienígena até uma instalação subterrânea próxima dali. E pronto. A missão só pode ser feita uma vez.

Ainda não se sabe se essa nova fase foi planejada pela Rockstar Games desde o início ou se os desenvolvedores apenas a criaram para dar aos jogadores uma solução para o mistério que tem mais de três anos. De qualquer forma, muitos ainda não estão satisfeitos, já que os significados dos "X" e do desenho de uma mochila a jato ainda não foram esclarecidos.

Oficialmente, a Rockstar não comenta o assunto. Pode ser que tudo não passe de uma teoria da conspiração, como as que marcaram "GTA: San Andreas", mas há quem acredite que "GTA V" ainda esteja escondendo muitos segredos - incluindo a tão sonhada mochila a jato jogável.

Celular, fone de ouvido, notebook. A BlackFriday está recheada de ofertas, mas nem todas são vantajosas. Com a nova extensão do Olhar Digital, você encontra o menor preço e também cupons de descontos. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ