Assista ao primeiro comercial oficial do PlayStation 5

Vídeo destaca a experiência imersiva proporcionada pelo console; controle com resposta tátil e tecnologia de som são as principais novidades

Davi Medeiros, editado por Fabiana Rolfini 20/08/2020 12h28
Comercial PS5
A A A

A Sony lançou nesta quinta-feira (20) o primeiro comercial oficial do PlayStation 5, que chegará ao mercado no fim do ano. Com pouco mais de um minuto de duração, o vídeo apresenta algumas das novidades esperadas para o console, que promete proporcionar uma experiência imersiva aos jogadores. 


Controle DualSense

O comercial mostra uma mulher caminhando sobre um lago congelado, e os aspectos relacionados à jogabilidade são retratados conforme ela vai se movendo. 

Com dublagem em português, a narradora do vídeo convida o público a adentrar um "mundo de sensações mais intensas". É uma referência ao controle com resposta tátil DualSense, que vai permitir que os jogadores experimentem as sensações do cenário dos games.  

Quando a personagem leva a mão à superfície congelada, por exemplo, o comercial dá a entender que a resposta tátil será ativada. O mesmo acontece quando uma rachadura irrompe subitamente no gelo, intensificando a adrenalina transmitida pelo controle.

Mais para o fim do vídeo, o DualSense volta a ter destaque quando a personagem puxa a corda de um arco para atirar uma flecha. De acordo com a Sony, a tensão da corda será sentida pelo jogador graças aos gatilhos adaptáveis incorporados aos botões L2 e R2 do controle.

dualsense.jpg

Controle DualSense, uma das novidades do PlayStation 5. Imagem: Reprodução/PS Blog

"Enxergar por meio do som"

A sonoplastia é outro fator interessante para garantir uma jogabilidade imersiva, e o PlayStation 5 promete apresentar avanços consideráveis nesse sentido. 

No vídeo, detalhes sonoros foram incluídos estrategicamente no cenário, como o barulho dos passos da personagem ou quando ela ouve mosquitos zunindo ao redor de uma lâmpada.

Eles destacam a tecnologia Tempest 3D AudioTech, que cria paisagens sonoras tridimensionais. Isso significa que o jogador vai perceber quando um ruído vier de cima, dos lados ou de baixo. 

Junto ao comercial, a Sony publicou uma lista de desenvolvedores de games que elogiaram o console. Para quase todos eles, quem de fato rouba a cena é o controle DualSense. Mathijs de Jonge, diretor do jogo Horizon Zero Down, chamou atenção ao fato de que "os gatilhos adaptáveis do controle vão ajudar a tornar as armas ainda mais exclusivas e satisfatórias de se usar".

Já Kenji Kimura, de Ghostwire: Tokyo, afirmou que "a resposta tátil oferecerá aos jogadores nuances texturizadas e muito mais detalhadas", e que, de agora em diante, a abordagem do estúdio será diferente, já que as respostas aos jogos poderão ser ajustadas minuciosamente. 

A data de chegada do PS5 não foi oficialmente revelada, mas rumores indicam um possível lançamento em 13 de novembro. 

Via: PS Blog 

Sony PlayStation Videogame game controle ps5
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você