Controle DualSense, do PS5, tem suporte a Android, PC e até xCloud

Jornalistas estrangeiros começaram a receber o PlayStation 5 para análise, mas restrições contratuais os impedem de mostrar muitos detalhes. Já o DualSense foi bem recebido pelos especialistas

Rafael Arbulu, editado por Daniel Junqueira 23/10/2020 17h05
PlayStation 5
A A A

Alguns jornalistas estrangeiros já estão recebendo o PlayStation 5 para análises especializadas e, embora não possam mostrar muitos detalhes devido a um embargo contratual imposto pela Sony, algumas informações bem interessantes começaram a aparecer por aí.


O youtuber Austin Evans, por exemplo, publicou em seu canal um vídeo de “unboxing” que revela que o controle do PS5 - o DualSense - traz muito mais recursos do que a Sony originalmente divulgou: embora a caixa mencione o uso restrito ao novo console, Evans conseguiu conectá-lo em diversas outras plataformas, como um laptop Surface Go e um smartphone Google Pixel 5, com sistema operacional Android.

Isso não é necessariamente novo, uma vez que o controle do PlayStation 4 já fazia algumas destas coisas: o DualShock 4 era uma das escolhas favoritas dos entusiastas da emulação via PC e alguns jogos na Steam reconheciam o dispositivo. No caso do DualSense, porém, a coisa parece ir mais além: o Pixel 5 usado pelo youtuber, por exemplo, estava com o xCloud - o serviço de streaming de jogos pela nuvem da Microsoft - ligado, e alguns jogos reconheceram o DualSense como um dispositivo válido na conexão sem fio, permitindo que ele jogasse sem problemas. Já com o laptop da linha Surface, a conexão feita pelo cabo USB também se deu sem problemas.

Evans também tentou conectar o DualSense com o PlayStation 4, obtendo relativo sucesso: o modelo Pro usado pelo youtuber encontrou o joystick por meio de uma conexão cabeada, mas não fez muita coisa a não ser detectar alguns sons pelo microfone embutido. Na conexão sem fio, o controle foi reconhecido, porém não executava nenhuma função. Evans também conectou o DualSense a um Xbox Series X em sua posse, mas como esperado, o controle da Sony apenas começou a carregar a bateria.

Reprodução

A bateria do DualSense, o controle do PlayStation 5, tem potência de 1.560 mAh. Imagem: Austin Evans/YouTube/Reprodução

Falando nela, Austin Evans também desmontou o controle, revelando uma bateria de 1.560 mAH, mas não foram exibidos detalhes quanto à sua duração - provavelmente por motivo de embargo. O mesmo vale para os recursos novos do controle no PlayStation 5, como o retorno háptico de comandos e os gatilhos adaptativos.

Por ora, só podemos aguardar: o PlayStation 5 chegará às prateleiras dos Estados Unidos em 12 de novembro. Na semana seguinte, no dia 19, o aparelho chegará ao varejo brasileiro com preços de R$ 4.599 para a versão digital, e R$ 4.999 para a versão com suporte à mídia física.

Fonte: Austin Evans, via YouTube

Games videogames Playstation 5 ps5
Assinar newsletter
Assine nossas newsletters e receba conteúdos em primeira mão
enviando dados - aguarde...
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!

Recomendados pra você