Games e Consoles

Xbox Playstation

Jogos via streaming: o futuro está cada vez mais próximo

Daniel Junqueira 03/10/2018 16h30
Compartilhe com seus seguidores
A A A

No futuro, games poderão funcionar mais ou menos como músicas e filmes atualmente: você escolhe um aparelho de sua preferência, abre o jogo desejado e começa a jogar sem precisar inserir disco e nem fazer download. É mais ou menos com isso que a indústria sonha: games via streaming a qualquer lugar e a qualquer momento.


Esse futuro está ao mesmo tempo relativamente próximo - já existem iniciativas nesse sentido - e também bastante distante - os obstáculos para a popularização dos games via streaming são muitos. Google, Microsoft e Sony são algumas das empresas que já investem na área, e, dependendo delas, consoles ficarão no passado e os jogos vão rodar basicamente em qualquer lugar, sem nenhum tipo de limitação por hardware.

O streaming no futuro

Quando você quer assistir a uma série da Netflix, provavelmente abre o app do serviço na TV, em algum console, no celular ou até mesmo no computador, seleciona o vídeo desejado e começa a assistir. Quando você quer ouvir um artista, abre o Spotify no dispositivo preferido, escolhe a música e começa a ouvir. Os jogos por streaming funcionam da mesma forma, mas com algumas exigências extras em relação a outras formas de mídia como áudio ou vídeo.

Jogos oferecidos por streaming dispensam a necessidade de comprar consoles caros a cada vez que fabricantes lançam uma nova geração de videogames. Eles rodam em um servidor, que transmite as informações para o usuário. Em um mundo ideal, o streaming da Microsoft vai permitir que jogos do atual Xbox sejam rodados até mesmo em um celular básico. Mas esse mundo ideal está longe de existir, e as limitações do mundo real comprometem bastante o projeto do streaming de games.

O maior obstáculo fica por conta das conexões de internet. Para um jogo via streaming funcionar bem, é preciso que a conexão seja estável, confiável e muito rápida. Como a execução do jogo é remota, todas as ações feitas pelo jogador - como apertar um botão para saltar, por exemplo - precisam ser enviadas pela internet, para a resposta do game ser reenviada ao usuário.

Diferentemente de quando o jogo roda em um console local, que o pressionar de um botão é reconhecido imediatamente pela máquina, no caso do streaming essas informações precisam viajar, e as viagens podem ser longas. Assim, antes de imaginar um futuro em que todos os games rodam em qualquer lugar, é preciso pensar que esse mundo vai ter internet de qualidade o tempo inteiro (o que é bem difícil de se imaginar agora).

O streaming hoje

Na segunda-feira, 1, o Google anunciou o Project Stream, um serviço que promete rodar mesmo jogos pesados em computadores leves a partir do navegador Chrome. Enquanto o Google começa a testar seu serviço, a Sony já tem um funcionando, a Microsoft trabalha no seu, e a Nintendo ainda não tem nada oficial a respeito, mas não se mostra contra a implementação do streaming por outras empresas.

No caso do Google, o Project Stream vai ter uma fase de testes bem limitada: alguns poucos usuários vão ter acesso ao serviço, que vai oferecer "Assassin's Creed Odyssey" em resolução 1080p e a 60 quadros por segundo dentro do navegador Chrome, com a possibilidade do uso de controles de PlayStation 4 ou Xbox One.

Mas há um obstáculo: além de ser restrito aos Estados Unidos, o serviço também exige uma conexão bem robusta, de pelo menos 25 megabits por segundo.

Durante a E3 2018, a Microsoft anunciou que já prepara um serviço de streaming para o Xbox, mas por enquanto nenhum detalhe foi divulgado. Segundo rumores, a próxima geração do console da Microsoft vai ser inclusive lançada na forma de um aparelho voltado exclusivamente para streaming - ele seria mais barato do que o console convencional, mas exigiria conexão constante com a internet para rodar os games, enquanto o outro modelo poderia rodar a partir de discos ou armazenamento interno.

A empresa já trabalha no serviço há algum tempo. Protótipos foram desenvolvidos antes mesmo do Xbox One ser lançado, mas a plataforma foi considerada cara demais para a época e acabou sendo deixada de lado. Agora, com avanços do Microsoft Azure, a companhia acredita que esteja próxima de possibilitar um streaming confiável para futuros consumidores de dispositivos Xbox.

Enquanto isso, a Sony já tem o PlayStation Now. Lançado em 2014 com tecnologia da empresa Gaikai, comprada pela Sony em 2012, o serviço é restrito a alguns poucos lugares do mundo atualmente. No Brasil, por exemplo, ele não está disponível. Nos Estados Unidos, onde custa US$ 20 por mês, ele exige também uma conexão de pelo menos 5 megabits por segundo cabeada e com limitação de velocidade para outros dispositivos que estejam ligados à mesma rede.

Com um catálogo com mais de 600 títulos entre games de PlayStation 2, 3 e 4, o serviço é atualmente o mais robusto de streaming disponível, embora não seja acessível para muita gente. Ele roda tanto no PS4 quanto em PCs - ou seja, os jogos ainda não podem rodar em qualquer aparelho, como um celular básico ou um tablet.

Para finalizar as três gigantes da atualidade, a Nintendo não tem nada oficial para streaming de jogos, mas outras empresas podem lançar soluções para o Switch. A Capcom e a Ubisoft já fazem isso: no Japão, "Resident Evil 7" e "Assassin's Creed Odyssey" estão disponíveis sob demanda no console híbrido. São dois games que, em condições normais, o Switch não tem potência para rodar. Mas, como no streaming a parte pesada de rodar um jogo é feita remotamente, os jogadores acabam conseguindo aproveitar os títulos no console.

A Nvidia também tem o GeForce Now, que oferece acesso a diversos jogos no macOS, Windows e nos dispositivos da linha Shield - por enquanto, o serviço é restrito aos Estados Unidos.

Streaming local é realidade

Enquanto o "Netflix dos jogos" não existe para todos, pelo menos já é possível fazer streaming dos seus próprios jogos para outros dispositivos - em alguns casos. A Nvidia oferece um serviço para donos de algumas das GPUs mais potentes da empresa e para o dispositivo Nvidia Shield, enquanto Microsoft e Sony incorporaram um recurso nativo em seus consoles.

Quem tem um PS4 pode, por exemplo, jogar games do console no PC ou em um PS Vita. E tudo o que é necessário, além de algumas configurações, é que o videogame esteja conectado a uma rede de internet confiável. Assim, games como "Bloodborne" podem ser jogados mesmo a distância. O mesmo vale para a Microsoft e o Xbox One.

Ainda não é um serviço tão atraente quanto um que você abre em qualquer lugar, escolhe um jogo e começa a jogar, mas já é algo que ao menos permite que o usuário jogue sem ser no console nativo. Enquanto as conexões de internet não forem suficientemente confiáveis, e a latência da transmissão dos games for mais alta do que o indicado, o melhor jeito de rodar um jogo remotamente vai ser esse. Mas quem sabe as coisas mudem no futuro.


Games Streaming jogos
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você