Microsoft libera streaming de jogos do Xbox One no iPhone

Novidade no aplicativo Xbox está disponível para usuários da versão beta, que também pode ser baixada no Android

Wellington Arruda, editado por Daniel Junqueira 25/09/2020 17h33
Novo aplicativo Xbox (Beta)
A A A

A Microsoft anunciou nesta sexta-feira (25) que o aplicativo Xbox (Beta) também permitirá que usuários da Apple joguem via streaming títulos do Xbox One. A novidade foi anunciada há poucos dias para usuários do Android e era conhecida por ‘Xbox Console Streaming’.


No lançamento, na segunda-feira (21), a Microsoft comunicou que o aplicativo foi feito do zero, apesar de se basear em um projeto já existente. Ele permite usar recursos de bate-papo por voz e texto, de compartilhamento de capturas de tela e clipes feitos nos jogos, traz uma nova área de notificações e mais.

A principal funcionalidade do aplicativo, porém, é permitir que usuários façam streaming de seus jogos para o celular ou tablet. A empresa recomenda que os dispositivos estejam conectados a uma rede sem fio Wi-Fi (802.11 ac) de 5 GHz.

O videogame e o dispositivo de streaming, em teoria, não precisam nem estar conectados à mesma rede. Basta que videogame esteja ligado e conectado para ser o 'servidor' que vai rodar os títulos, enquanto o celular ou tablet deverá transmitir os comandos.

Com a atualização no aplicativo, a Microsoft também remove a obrigatoriedade de que usuários façam parte do programa 'Xbox Insider' para testar as novidades das versões beta. O aplicativo, claro, também é gratuito na App Store e Google Play.

'Guerra' de jogos por streaming

Microsoft/Reprodução

Novo aplicativo Xbox (Beta) permitem que jogadores do Xbox One façam streaming de jogos para o Android ou iOS. Imagem: Microsoft/Divulgação.

Vale afirmar que o lançamento do novo aplicativo Xbox (Beta) não tem relação com o serviço xCloud, também da Microsoft. Esse, por sua vez, é de fato um serviço de streaming de jogos na nuvem, onde o "servidor" não é o seu próprio videogame.

Além da Microsoft, o Google também lançou no último ano o 'Stadia', que cobra US$ 9,99 mensais para o usuário ter acesso ao catálogo de games. Também há o serviço 'Nvidia GeForce Now' e o 'Luna', da Amazon, que foi anunciado ontem. Este último cobra US$ 6 mensais pelo catálogo e, atualmente, está em fase de acesso antecipado.

No serviço da Amazon, os jogos poderão ser acessados em dispositivos móveis (Android e iOS), mas também em PCs, Macs e dispositivos da própria fabricante, como o Fire TV.

Microsoft Streaming Xbox xbox one jogos jogos na nuvem
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!.

Recomendados pra você