Kinect Azure

MWC 2019: Microsoft relança o Kinect voltado ao mercado corporativo (e na nuvem)

Redação Olhar Digital 24/02/2019 15h07
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Agora batizado de Azure Kinect Development Kit, o dispositivo passa a ser um periférico voltado para PCs e inclui sensores de Inteligência Artificial da Microsoft e será alimentado pelo serviço de cloud da empresa

Lançado inicialmente como um acessório para o Xbox 360, o Kinect até tinha um potencial bastante interessante para o mundo dos games, detectando os movimentos dos usuários e reproduzindo nos jogos. No entanto, a falta de títulos, principalmente para o Xbox One, fez com que a Microsoft tivesse de repensar a estratégia para o produto. E agora, a empresa está usando o Kinect na forma de um pequeno sensor voltado para empresas. O anúncio foi feito neste domingo, em um pré-evento em Barcelona, às vésperas do Mobile World Congress 2019.


Agora batizado de Azure Kinect Development Kit (ou Kit de Desenvolvimento para o Azue Kinect), o dispositivo passa a ser um periférico voltado para PCs e inclui sensores de Inteligência Artificial da Microsoft, como o sensor de profundidade do HoloLens 2, além de um conjunto de sete microfones, utilizados em visão computacional e fala. O novo Kinect inclui ainda uma câmera RGB de 12 megapixels e uma câmera de profundidade de 1 megapixel. 

Reprodução

De acordo com a Microsoft, diversos desenvolvedores já estavam usando os sensores do Kinect para pesquisa, desenvolvimento de aplicativos, entre outros fins. De acordo com a empresa, esta nova versão deve abrir o Kinect para usos ainda maiores. 

Agora, o Kinect também passa a ser alimentado pelo Azure - a divisão de serviços na nuvem da Microsoft -  e também será utilizado para o desenvolvimento de soluções em Inteligência Artificial. Segudo a empresa, isso permitirá que os desenvolvedores criem aplicativos potenciais com mais rapidez, além de soluções de IA a partir de imagens de profundidade para implantar algoritmos desta tecnologia em redes menores. O sensor em si pode ser usado sozinho ou emparelhado com outros sensores do Azure Kinect para criar um mapa 3D de uma sala, por exemplo.

O uso do Kinect baseado em tecnologia em nuvem já vem sendo usado por uma das empresas parceiras da Microsoft: a Ocuvera, que atua no setor de saúde, utiliza o sensor do Azure Kinect para prevenir e impedir que pacientes tenham quedas acidentais em hospitais. Com uma combinação de algoritmos de IA, o sensor pode determinar se um paciente está prestes a cair e alertar uma enfermeira antes que o incidente ocorra.

A Microsoft está disponibilizando o Azure Kinect DK para pré-venda hoje por US$ 399. Em um primeiro momento, ele estará disponível apenas nos EUA e China. 

 

 

Microsoft Kinect Inteligência Artificial azure
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você