Games e Consoles

Logo do Steam

Novidade do Steam libera modo online em qualquer jogo com multiplayer local

Renato Santino 10/10/2019 18h20
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Remote Play Together habilita multiplayer online por meio da transmissão da tela do usuário e permite que seus colegas joguem sem comprar o jogo

Já passou pela situação de querer jogar um jogo online com amigos, mas o game contar apenas com multiplayer local? Agora o Steam está desenvolvendo um recurso, que deve começar a ser testado ainda neste mês, que permitiria jogar multiplayer online qualquer jogo, mesmo que ele não tenha sido originalmente pensado para ter esse recurso.


A função, revelada pela Valve a desenvolvedores, deve começar a ser liberada, ainda em formato experimental, no dia 21 de outubro, e se chamará Remote Play Together. Com a função ativada, um usuário que tenha comprado um jogo pode convidar até outros três amigos para jogar, que não precisarão pagar pelo game. A Valve ainda não fez um anúncio formal, mas um desenvolvedor da empresa já confirmou a novidade.

Reprodução

Isso se dá por meio da transmissão da tela do usuário para os seus companheiros por meio da internet. Assim, na prática, os convidados não estão rodando o jogo localmente, mas podem interagir com o game como se estivessem.

Para que isso funcione de forma adequada, existem alguns requisitos. As conexões de todos os envolvidos precisa ter pelo menos 10 Mbps, mas o ponto-chave é a questão da latência, que precisa ser baixa, para que não haja um atraso muito grande no tempo entre o jogador realizar um comando e a imagem na tela exibir a resposta. A Valve promete que o recurso terá suporte a vídeo em resolução de até 1080p, com taxa de atualização de até 60 quadros por segundo, desde que os participantes atendam os requisitos.

O PC hospedeiro precisará não apenas transmitir a imagem para os seus companheiros, mas também precisa receber os comandos pela internet e processá-los localmente. No exemplo dado pelo site Ars Technica, seria possível rodar o modo de tela dividida do jogo “Rocket League” e transmitir essa imagem para os outros participantes, e cada um deles vai controlar a sua parte da tela pela internet, como se estivesse no mesmo cômodo dos outros jogadores.

O conceito não é muito diferente do que propõem serviços como o Stadia, PlayStation Now e o xCloud. A diferença é que, em vez de o processamento do jogo acontecer em um servidor na nuvem, no Remote Play Together ele acontecerá no computador de um dos participantes do jogo.

A função é importante especialmente para desenvolvedores independentes. Vários jogos de pequeno porte, especialmente aqueles que dependem de um lag mínimo para uma boa experiência, evitam implementar funções de multiplayer online por conta da dificuldade e dos custos envolvidos em minimizar essa latência. Um exemplo é o jogo "Towerfall", que foi sucesso de crítica, e tem sido usado no material demonstrativo da Valve sobre o Remote Play Together; a empresa crê que sua nova funcionalidade pode fornecer uma experiência boa o suficiente para dar uma nova vida online para jogos que antes funcionavam apenas offline.

Games game Valve Steam Jogos independentes jogos jogos na nuvem
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você