Games e Consoles

mouse Logitech MX518 Legendary

Review do mouse Logitech MX518 Legendary: o retorno de um clássico

Rene Ribeiro, editado por Rui Maciel 01/05/2019 10h38
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Depois de quase 15 anos, a empresa repaginou seu mouse gamer mais querido entre jogadores. E sem custar os olhos da cara

Conhece aquela pergunta básica que todo mundo faz quando quer comprar um produto? Tipo “sabe me indicar um produto bom e barato?”. É sempre é dificílimo de responder, mas hoje é dia de review de um produto que atende essa questão.

Trata-se do mouse para jogos MX518 Legendary. Fazendo pesquisas na internet, ele custa entre R$ 280 e R$ 320. E tenha certeza disso: tratando-se de um periférico para jogos, e de uma marca tradicional que preza pela qualidade, esse preço é uma pechincha. Outros mouses famosos para games chegam a custar o dobro ou mais.

Reprodução

Com jeitão de mouse comum de produtividade, o MX518 esconde alto desempenho para jogos, assim como ótima ergonomia

O mouse MX518 é uma releitura de uma versão lançada há 14 anos (isso mesmo, em 2005) pela Logitech. Antes disso, os mouses para jogos não eram populares, eram caros e com designs estranhos para atrair um nicho do mercado. E o MX518 quebrou esse padrão, trazendo um design comum, mas com um sensor de precisão a um preço acessível.

Mouse Logitech MX518 Legendary: design e acabamento

Nos últimos 14 anos, o MX518 se tornou uma espécie de item de colecionador. A Logitech fez mouses para jogos melhores desde então, mas há algo indiscutivelmente atraente nesse mouse old-school, em uma mistura de tons de preto e prateado e com formas ovais, em vez dos ângulos retos e aparência agressiva dos dispositivos de jogos modernos.

Reprodução

Mesmo grande, com dimensões de 13,1 cm de extensão; 7,3 cm de largura e 4,3 cm de altura, ele é discreto. Não há LEDs, nenhuma luz sequer, botões destacáveis, nem pesos extras. Os botões para alterar a resolução em tempo real de jogo, são pequenos e no mesmo tom de preto do mouse, localizados acima e abaixo da roda de rolagem de tela.

Mais dois botões estão do lado esquerdo para serem customizados de acordo com a necessidade do usuário. Ainda na parte de cima, mais para o fundo do mouse está o logotipo da empresa também em um círculo preto que não chama a atenção. O ponto positivo desse design cheio de curvas é o encaixe perfeito da mão.

Reprodução
Discreto, o MX518 traz o essencial para jogos: dois botões para alterar a resolução em tempo real e outro para mudar para a definição que o usuário deseja

 

O cabo também é um fio de um mouse comum, fino e de plástico, não envolvido em uma malha trançada de nylon como costumam ser os cabos de mouses para jogos. Talvez esse seja o ponto fraco desse produto, pois não é um cabo reforçado.

Reprodução

O comprimento do cabo é de 2,10 metros, mais do que suficiente para conectar ao PC, mesmo que seja um desktop que fique embaixo da mesa. A parte de baixo do MX518 é toda lisa, com sapatas de teflon, que deslizam suavemente.

Mouse Logitech MX518 Legendary: desempenho

O MX518 Legendary vem com o sensor Hero, última tecnologia desenvolvida pela Logitech que oferece mais precisão e tempo de latência baixíssimo. Usado em vários mouses gamers da empresa, ele alcança a estúpida resolução de 16 mil DPI (Dots Per Inch ou, pontos por polegada).

Reprodução
Parte de baixo do MX518. Na foto da direita, detalhe do sensor Hero, da Logitech, que atinge a capacidade gigantesca de 16.000 DPIs

Para mim, é um exagero, porém, para jogadores profissionais, faz muita diferença. Minha experiência foi com o jogo Wolfesntein II. É um jogo de tiro em primeira pessoa muito movimentado em que requer agilidade para escapar dos inimigos e atirar de volta.

O que notei, além do conforto aliado a firmeza da mão, que não escapa ou escorrega, a precisão foi ótima. E os botões para alterar a resolução durante o jogo também respondem imediatamente, o que foi crucial para reagir rapidamente e não ser atingido.

Jogos de estratégia, como Starcraft II, tive uma boa experiência em ordenar os exércitos ao redor do mapa, diminuindo e aumentando a resolução rapidamente nos momentos que em necessitava, com precisão.

Mouse Logitech MX518 Legendary: software G Hub

A Logitech tem um software de configuração geral para seus dispositivos, chamado G Hub. Dentro do G Hub é possível remapear qualquer um dos oito botões do mouse, atribuir macros e atalhos do Windows e ajustar suas configurações de DPI.

 Reprodução

G-hub é o software que configura o mouse nos mínimos detalhes, de acordo com a necessidade e sensibilidade do usuário

Graças a uma quantidade modesta de memória dentro do mouse, suas configurações podem ser salvas em qualquer um dos cinco perfis (slots) disponíveis e alteradas durante o jogo. Os perfis também podem ser trocados automaticamente ao iniciar jogos diferentes, o que é um recurso útil para garantir que seus mapeamentos personalizados estejam sempre prontos para uso.

 Reprodução

A parte mais interessante é a configuração da sensibilidade do mouse. O sensor Hero mostrou precisão mesmo nos ajustes grandes de 16K de definição

A programação é fácil e o software é bastante útil, principalmente para ajustar as resoluções de acordo com a preferência de cada usuário e para criar perfis para cada tipo de jogo. Embora a Logitech pudesse melhorar a comutação automática, pois ela falhou duas vezes e tive que alterar na mão. Nada de grave, mas seria legal corrigir isso em uma próxima versão do software.

Mouse Logitech MX518 Legendary: Conclusão

Esse mouse gamer com cara de mouse de produtividade comum foi uma grata surpresa. Em comparação com outros mouses para jogos com preços elevados, o MX518 Legendary tem preço acessível. Ele não tem LEDs que brilham em várias cores; aliás, não tem led nenhum; não tem partes móveis, nem mil botões ou truques extras.

O mouse MX518 tem o essencial que é preciso: um design que oferece conforto e segurança para dar firmeza à mão e um sensor preciso para não perder os inimigos de vista nem nos momentos de muita ação no jogo. Vale citar o software que é fácil de usar e ajuda muito a customizar as preferências de resolução e perfis de jogos. É um mouse gamer para quem ser discreto, mas que precisa alto desempenho para curtir os jogos preferidos.

Apesar da ótima ergonomia, o MX518 só serve a destros. Canhotos podem até usar esse mouse, mas o conforto não será a mesma coisa. O cabo, apesar de bem construído, não recebeu o mesmo cuidado de mouses gamers, que costumam vir reforçados em uma malha de nylon trançado e reforçados no conector e na junção com o mouse.

Mouse game review gamer logitech logi
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você