dualsense, playstation 5, ps5

Sony revela o DualSense, o controle do PlayStation 5

Renato Santino, editado por Daniel Junqueira 07/04/2020 17h50
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Acessório mudou de forma em comparação com o DualShock 4, ganhou novas funções e ganhou um esquema de cores preto e branco

A Sony revelou nesta terça-feira (7) os primeiros detalhes sobre a aparência do PS5. Embora a empresa ainda mantenha o visual do console em si um segredo, a japonesa resolveu detalhar o controle, que trocou de nome. Em vez de DualShock, o PlayStation 5 terá controles DualSense.


Do ponto de vista técnico, o DualSense aposta em feedback háptico, que permitirá diferentes tipos de vibrações dependendo da sensação de imersão que o desenvolvedor quer passar. Além disso, o controle tem algo que a Sony descreve como “gatilhos adaptáveis”, incorporados aos botões R2 e L2, que permite “sentir a tensão das suas ações, como sacar um arco para atirar uma flecha”.

A Sony eliminou o botão “Share” do controle, introduzido com o DualShock 4, mas isso não quer dizer que o controle perdeu a função. No lugar, a empresa implementou um outro botão, chamado de "Create", que deve trazer mais funcionalidades e capacidades. O blog oficial nota que esse recurso será detalhado no futuro.

Reprodução

Para quem é mais preocupado com privacidade, vale notar que o controle do novo PlayStation conta com um microfone embutido, o que vai permitir que seja possível conversar com outros jogadores sem precisar de um headset. A empresa ainda recomenda os headsets para sessões mais prolongadas de jogo e chat.

Não é possível ignorar a questão estética, especialmente as cores. A empresa optou por seguir um visual bicolor para o controle, pelo menos nesta fase inicial (tradicionalmente, com o avançar da geração, surgem controles de todas as cores). Os botões parecem ter perdido suas cores convencionais (verde, rosa, azul e vermelho) e são representados apenas em cinza.

Também vale notar que a posição das luzes também mudou em comparação com o DualShock 4. Se antes a Sony incluía a luz no topo do controle, entre os gatilhos, agora elas permeiam o acessório, localizadas em ambos os lados do painel sensível ao toque na área central do controle.

Games Sony PlayStation Console jogos Playstation 5 ps5
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você