Games e Consoles

Logo do Steam

Steam passa a diversificar as recomendações de jogos

Luiz Nogueira, editado por Rafael Rigues 13/09/2019 12h56
Compartilhe com seus seguidores
A A A

A empresa realizou mudanças na forma como a plataforma indica os jogos para seus clientes. O objetivo é dar mais destaque para os desenvolvedores menores

Alguns problemas envolvendo o Steam estão fazendo com que desenvolvedores independentes estejam migrando de plataforma para publicação de seus jogos. Um desses problemas diz respeito à falta de divulgação desses jogos menores, o que, consequentemente, afeta diretamente suas vendas.


Por exemplo, os jogadores já sabem que Gears 5 é um bom jogo justamente porque ele foi massivamente promovido na mídia e na própria loja. A Valve admite que esses grandes jogos pode "ofuscar" títulos menores, e por isso a empresa está ajustando seus algoritmos para mostrar mais jogos independentes e menos conhecidos no feed de recomendações.

A Valve declarou que alguns erros foram os principais responsáveis por esse problema: "Anteriormente, quando os clientes procuravam jogos navegando pelas recomendações na parte inferior da página ou nas seções 'Mais curtidas', eles não estavam vendo tantos jogos diferentes quanto gostaríamos. Além disso, recebíamos muitos comentários de que a seção 'Recomendado para você' parecia mostrar os jogos mais populares, e não recomendações personalizadas. Queríamos determinar as causas e corrigir esses problemas, então procuramos por bugs e decidimos realizar alguns ajustes."

Durante um período de testes, realizado com apenas 5% dos usuários, a Valve percebeu uma mudança em sua plataforma. Eles observaram que os jogadores estavam interagindo com as recomendações que estavam recebendo. Os resultados obtidos nos testes foram convincentes o suficiente para que a Valve implementasse as alterações para todos. Se essas alterações nas recomendações funcionarem conforme o planejado, ficará mais fácil para os jogadores descobrir títulos que não conheciam, além dos que eles já são promovidos na página inicial da loja.

Além de ajudar os desenvolvedores menores vender mais jogos, essa mudança auxilia principalmente a Valve. Isso porque, com a venda de jogos menos populares aumentando, esses desenvolvedores podem optar por ficar na plataforma pelo apoio que estão recebendo.

Via: The Verge

Games Loja Virtual Valve Steam jogos
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você