Vídeo detalha o funcionamento dos controles DualSense do PlayStation 5

Motores e engrenagens são usados para modificar a resistência dos gatilhos, simulando a sensação de puxar a corda de um arco, pisar no acelerador ou apertar o gatilho emperrado de uma arma.

Rafael Rigues 03/11/2020 11h42
DualSense PlayStation 5
A A A

O PlayStation 5 só chegará ao mercado nos EUA na próxima quinta-feira (12), mas graças a unidades enviadas à imprensa e youtubers para reviews e primeiras impressões, já sabemos muita coisa sobre o aparelho.


Um vídeo recente do canal TronicsFix, especializado no conserto de consoles, mostra o desmonte de um dos controles DualSense que acompanham o videogame e detalha o funcionamento de um de seus recursos mais interessantes: os "gatilhos adaptativos".

No PlayStation 5, os gatilhos L2 e R2 são capazes de resistir à pressão, com resistência variável sob comando do jogo. Com isso é possível similar a "sensação" de puxar a corda de um arco, ou de apertar um gatilho emperrado em uma arma, entre muitos outros usos.

O sistema é implementado com um motor sob cada gatilho, conectado a um sistema de engrenagens. O movimento de uma engrenagem helicoidal ligada ao eixo do motor altera a posição do botão, junto com seu curso e resistência à pressão.

Obviamente a inclusão de dois motores extras, além dos já existentes usados para a vibração, aumenta o consumo de energia do aparelho, o que resultou na inclusão de uma bateria maior e com mais capacidade: são 1.560 mAh, contra os 1.000 mAh no DualShock 4.

A placa de circuito dentro do controle também é maior e tem mais chips. Curiosamente, as alavancas analógicas parecem idênticas às do DualShock 4, com o mesmo mecanismo produzido pela japonesa Alps Electric.

Se por um lado isso é uma má notícia, já que estes analógicos são suscetíveis a "drift" como no Nintendo Switch, por outro lado ao menos significa que, se desenvolverem o problema, peças de reposição serão baratas e fáceis de encontrar.

Recentemente a própria Sony postou um vídeo oficial mostrando o desmonte do PlayStation 5. Apesar de imenso, o console tem um design bastante modular, com algumas peças como os painéis laterais brancos facilmente substituíveis pelo usuário.

O PlayStation 5 chegará ao Brasil em 19 de novembro em duas versões: um sem leitor de Blu-Ray por R$ 4.500, e outra com o leitor por R$ 5.000.

Fonte: Engadget

Sony PlayStation Console Playstation 5
Assinar newsletter
Assine nossas newsletters e receba conteúdos em primeira mão
enviando dados - aguarde...
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!

Recomendados pra você