Vírus sequestra PC e só libera se o usuário jogar 'PUBG'

Ransomwares são uma praga dos tempos modernos, infectando PCs e bloqueando acesso aos arquivos, que normalmente só são liberados apenas mediante pagamento. No entanto, nem todos os softwares do tipo são iguais, e alguns só querem que o usuário faça alguma ação inusitada, como um ransomware recém-descoberto que só quer que a vítima jogue o game “PlayerUnknown’s Battlegrounds”, mais conhecido pela sigla “PUBG”.

A ameaça descoberta pela equipe do MalwareHunterTeam mostra que todos os arquivos e pastas do computador são travados com uma extensão .PUBG. A única coisa que a vítima precisa fazer para libertá-los é jogar o jogo.

Reprodução

“Seus arquivos foram criptografados com o PUBG Ransomware! Mas não se preocupe! Não é difícil destravá-los; eu não quero dinheiro! Apenas jogue PUGB por uma hora”, diz a tela de aviso do ransomware.

Por mais bizarro que possa parecer, o próprio ransomware oferece o código de desbloqueio do computador, bastando inserir essa palavra-chave para ganhar acesso aos arquivos novamente. No entanto, quem quiser seguir a orientação do software também pode, bastando executar o game.

Segundo o site Bleeping Computer, no entanto, não se trata de um ataque muito sofisticado. O vírus escaneia o Windows para ver se o executável TsLGame está aberto e inicia a contagem para destravar o PC, mas não é realmente necessária uma hora inteira de jogo. Apenas três segundo são necessários para isso. Além disso, o ransomware também não faz distinção entre o jogo e qualquer outro arquivo chamado TsLGame.exe.

Reprodução

Com todas essas características, o PUBG Ransomware parece ser mais uma piada do que uma ameaça real. No entanto, existe a possibilidade de ele realizar outras ações em segundo plano que não ficam evidentes inicialmente, então não há como garantir que ele é realmente inocente.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ