Sonda indiana

Índia tenta pouso na lua. Veja como assistir online

Rafael Rigues, editado por Liliane Nakagawa 06/09/2019 10h33
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Missão decolou em 22 de Julho. Se for bem-sucedida, Índia será o quarto país a conseguir um pouso controlado em nosso satélite

A ISRO (Agência Espacial Indiana) irá tentar, na tarde desta sexta-feira (06) entre 4 e 5 da tarde (17h e 18h, no horário de Brasília), pousar o módulo Vikram na superfície da Lua. Se a missão for bem-sucedida, a Índia se tornará o quarto país a conseguir o feito, atrás da União Soviética, EUA e China.


O pouso é parte da missão Chandrayaan-2, que decolou do Centro Espacial Satish Dawan, em Andhra Pradesh, Índia, em 22 de Julho. Dentro do módulo Vikram há um pequeno “rover”, Pragyan, que deverá explorar a superfície a até 500 metros do local de pouso por ao menos 14 dias terrestres, duração de um dia lunar.

A missão da Chandrayaan-2 é estudar as características da lua, incluindo topografia, mineralogia, exosfera, abundância de elementos e até mesmo uma possível atividade sísmica. Além disso, tentará localizar água, tanto na forma sólida (gelo) quanto de hydroxyl (combinação de uma molécula de oxigênio com uma de hidrogênio), elemento essencial para futuras missões tripuladas ou mesmo tentativas de colonização.

A tentativa será transmitida ao vivo via webcast no site da ISRO. A transmissão começa às 16:40 (Horário de Brasília), com o pouso propriamente dito estimado para acontecer entre as 17:00 e 18:00.

Fonte: Space.com

espaço Lua missão espacial transmissão ao vivo Índia
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você