google sede google logo

10 produtos do Google que fracassaram

Caroline Rocha, editado por Marcelo Gripa 07/09/2016 12h09
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Na última semana o Google confirmou o encerramento do projeto Ara, que tinha como objetivo construir um smartphone Lego. Mas esse não é o primeiro produto do Google que não dá certo. Apesar de ser uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, a companhia também têm alguns fracassos em seu currículo. Listamos abaixo 10 produtos que não deram certo. Confira:

1. Google Glass

Google first unveiled Glass in dramatic fashion in 2012, but the device never made it to the masses. Glass came with a high price tag, software issues, potential privacy problems, and generally looked too nerdy. Google ended consumer sales of Glass in January 2015, but it continues to sell the device to businesses and is working on a new version.
Anunciado em 2012, o Google Glass foi apresentado como um divisor de águas no mercado da tecnologia. No entanto, o aparelho acabou não fazendo o sucesso esperado. Além do alto preço, o Glass apresentou problemas de privacidade potenciais, problemas de software e algumas reclamações a respeito de seu design. Em 2015, a empresa anunciou o encerramento das vendas ao consumidor, mas o dispostivo continua a ser vendido para empresas. O Google afirma ainda que está trabalhando em uma nova versão.

2. Google Play Phone

The Google Play edition Android phone was introduced in the spring of 2014. But by January 2015, they were listed as
Anunciado em 2014, a edição Google Play Phone saiu do mercado em janeiro de 2015, com um aviso de que o produto não estava mais disponível para a venda. Uma edição do Galaxy S5 semelhante, na época um dos rumores que envolviam a empresa, nunca saiu do papel.

3. Google Wave

Google Wave was designed to let people message each other and edit documents together, but users were confused by it and it quickly flopped. Wave lasted about a year before it was killed in August 2010.
Projetado para permitir que as pessoas enviassem mensagens entre si e editassem documentos em conjunto, o Google Wave acabou se mostrando um produto confuso, o que contribuiu para seu fracasso um ano depois de seu lançamento.

4. Google Video

Google Video was Google's own video streaming service, launched before the company bought YouTube in 2006. Google Video stopped accepting new uploads in 2009, but Video and Youtube coexisted until August 2012 when Google shut down Video for good.
O Google Video foi um serviço de streaming de vídeo do próprio Google, lançado antes de a empresa comprar o YouTube, em 2006. O Google Video parou de aceitar novos uploads em 2009, mas ele coexistiu até agosto de 2012 com o YouTube.

5. Orkut

Orkut was once a popular social networking service that grew out of a Googler's
Mais famoso da lista, o Orkut foi uma das primeiras redes sociais de impacto. O site, que fez muito sucesso aqui no Brasil, acabou sendo ofuscado pelo Facebook e em setembro de 2014, o Google decidiu encerrá-lo. Vale notar que embora a rede social tenha sido muito popular por aqui, o Orkut nunca conseguiu se provar em mercados mais maduros como EUA e Europa.

6. iGoogle

iGoogle, a personalized homepage, was shut down in 2013. Created in 2005, iGoogle allowed users to customize their homepage with widgets. Google said iGoogle wasn't needed as much anymore since apps could run on Chrome and Android.
Com um nome pouco comum, o iGoogle, uma página inicial personalizada, foi encerrado em 2013, 8 anos depois de seu lançamento. Ele permitia aos usuários personalizar a página inicial com widgets. O Google percebeu que a ferramenta não era mais necessária, já que os apps poderiam rodar no Chrome e no Android.

7. Nexus Q

Google's Nexus Q, a streaming media player that was designed to connect all home devices, was unveiled with great fanfare at the company's 2012 developer conference. Reviews of the $299 Q in tech blogs were brutal, and Google shelved the product before it ever went for sale to the general public.
O Nexus Q era um player de mídia projetado para conectar todos os dispositivos da casa. Anunciado em 2012 como um grande produto, o aparelho de US$ 299 sofreu tantas críticas de blogs e sites de tecnologia que o Google resolveu encerrar o produto antes de ele chegar ao consumidor.

8. Google X

Google X, an alternative interface for the search engine, lasted exactly one day before Google pulled the plug. A strange tribute to Mac OS X's dock, the site said
O Google X, uma interface alternativa para o motor de busca do Google, durou exatamente um dia. O Google X foi rapidamente tirado do ar em 16 de março de 2005, e hoje, o nome foi reaproveitado na divisão de pesquisas do Google.

9. Answers

O Google Answers foi uma ideia de Larry Page, mas acabou não dando certo e foi encerrado quatro anos depois de seu lançamento, parando de aceitar perguntas dos usuários.

10. Lively

Lively, Google's virtual worlds, only lasted a little over a year. Google said it created Lively because it

O Lively era uma espécie de mundo virtual do Google e só durou um pouco mais de um ano. Na época de seu lançamento, a empresa afirmou que "queria que os usuários fossem capaz de interagir com os amigos e se expressar online de novas maneiras". O serviço nunca fez sucesso e foi encerrado em 2008.

Via BusinessInsider

Google Orkut Google Glass
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você