AlterEgo

Adesivo criado por estudante é capaz de 'ler' pensamentos

Luiza Tozzato, editado por Cesar Schaeffer 12/08/2019 16h38
Compartilhe com seus seguidores
A A A

O dispositivo consegue ler os sinais neurais dos músculos do rosto e das cordas vocais mesmo que o usuário não emita nenhum som

Arnav Kapur, 24, aluno do Massachusetts Institute of Technology (MIT), apresentou recentemente, em Vancouver, sua mais nova criação: o AlterEgo, um dispositivo capaz de ouvir a 'voz interior' do usuário e reproduzi-la em um computador.


O aparelho de inteligência artificial é um adesivo acoplado atrás da orelha, capaz de traduzir em comandos de computador os sinais de fala interna do usuário. Ele lê os sinais neurais dos músculos do rosto e das cordas vocais ativadas quando falamos sozinhos, ainda que o portador não emita nenhum som.

“O dispositivo não grava nem lê os nossos pensamentos. Ele identifica informações que queremos comunicar através do envolvimento intencional do sistema interno de fala. As pessoas não querem ser lidas, querem escrever”, explica Kapur.

Para uma demonstração ao vivo, o assistente usou o protótipo do AlterEgo no pescoço. Kapur pergunta sobre o clima e o assistente, sem se mexer, repete a pergunta internamente. Uma tela mostra como o dispositivo escreve palavra por palavra. Em alguns segundos, ele responde: “Está 15 graus aqui em Vancouver”.

Para o engenheiro-chefe do projeto, a criação é promissora e pode ter diversas utilidades, como decorar textos, procurar informações, fazer cálculos complexos, realizar traduções simultâneas, trocar mensagens em silêncio e ajudar milhares de pessoas que sofrem com problemas de fala.

Esse é o segundo design apresentado do dispositivo. O anterior, era um aparelho branco sustentado atrás da orelha, que passava por baixo do maxilar e da boca. Mas de acordo com Kapur, o objetivo é que a tecnologia seja praticamente invisível, “você não quer um aparelho na sua cara. No momento, é um adesivo cor de pele, mas queremos fazer uma versão menor ainda”, afirma o engenheiro.

Confira o vídeo da apresentação do dispositivo no TED: 

Fonte: Folha de S. Paulo

MIT Tecnologia Inteligência Artificial inovação
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você