BodyNET

Adesivo que adere à pele é capaz de detectar pulso e respiração

Luiz Nogueira, editado por Rafael Rigues 21/08/2019 11h08
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Adesivo desenvolvido por um grupo de pesquisadores da Califórnia é capaz de medir pulso e mudanças na respiração usando ondas de radiofrequência

Com a ajuda da tecnologia, a área da saúde vem evoluindo constantemente. Diversos são os dispositivos usados para cuidados como aferimento de pressão e controle de diabetes. E aparentemente, estamos próximos de dar o próximo passo na evolução da detecção de sinais do corpo.


Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Stanford, na Califórnia, liderados por Simiao Niu e Naoji Matsuhisa, projetou um adesivo que adere à pelo do usuário como um band-aid e pode ser usado para medir como a pele se estica e se contrai. Os pesquisadores chamam o dispositivo de "rede de sensores de área corporal" ou "BodyNET" e o definem como "uma coleção de sensores em rede que podem ser usados para monitorar sinais fisiológicos humanos".

Durante o período de testes, foram colocados sensores no pulso e no abdômen de um participante para detectar seu pulso e respiração. Os mesmos sensores, colocados nos cotovelos e joelhos do participante, informavam aos pesquisadores quando a pessoa se movia, pois o adesivo detectava o alongamento e a contração da pela nas áreas que correspondiam aos músculos flexionados.

O BodyNET funciona usando identificação por radiofrequência (RFID) que envia os sinais captados através de uma antena que é capaz de se expandir, contrair e dobrar junto com a pele. Além da radiofrequência, esse novo sistema também usa a tecnologia Bluetooth para enviar as leituras do receptor para um smartphone ou um outro dispositivo sem fio. O grande destaque da invenção é que ela não necessita de nenhum tipo de alimentação, seja por bateria ou carregamento externo. 

Os pesquisadores esperam que os profissionais de saúde usem o dispositivo para monitorar pessoas com problemas de sono e problemas cardíacos. Para a equipe, os próximos passos são descobrir maneiras de o adesivo detectar suor e temperatura.

Via: Medical News Today/ EDGY

Saúde Medicina Tecnologia Ciência
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você