Adobe

Adobe anuncia que Shockwave Player será descontinuado em 9 de abril

Redação Olhar Digital 11/03/2019 22h01
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Segundo comunicado da empresa, ele será substituído por plataformas mais modernas, como HTML5 Canvas e WebGL

É o fim de uma era da Adobe! A companhia norte-americana anunciou que o Adobe Shockwave Player será descontinuado. Em um comunicado, a empresa anunciou que a plataforma para Windows não estará mais disponível para download a partir de 9 de abril. Em razão do declínio de usuários da tecnologia, ela será substituída por outras mais modernas, como os padrões HTML5 Canvas e WebGL, de acordo a desenvolvedora.


Os usuários começaram a ser avisados da descontinuidade do player no mês passado. No entanto, clientes empresariais que usam o Shockwave vão continuar a ter suporte técnico para navegação na plataforma até o fim dos seus contratos em 2022.

No comunicado, a Adobe lembra que a retirada do player para Windows é a última etapa de um processo de vários anos, que começou com os desligamentos da plataforma para macOS e do Adobe Director – ferramenta de criação de conteúdo para o Shockwave – em 2017. Além disso, a empresa já havia anunciado que a distribuição do Adobe Flash Player será encerrada em 2020. Do mesmo modo, a tecnologia não será mais suportada por navegadores.

O Shockwave Player e o Flash Player foram criados pela Macromedia, comprada pela Adobe em 2005. O Adobe Shockwave é uma plataforma multimídia de reprodução e criação gráfica, principalmente de jogos e aplicativos interativos. O Flash é parecido, mas voltado para conteúdo multimídia da web, como vídeos e animações.

Fonte: The Verge.

Navegadores Adobe Player
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você