Alguns motoristas da Uber teriam 'esquema' para manipular tarifa dinâmica

Quem usa o aplicativo de transportes Uber já deve estar familiarizado com a tarifa dinâmica. Trata-se de um sistema totalmente automático gerenciado pelo app que aumenta os preços das corridas quando a demanda por carros for maior do que a oferta numa determinada região.

Segundo um estudo feito por pesquisadores da Warwick Business School, na Inglaterra, e da Universidade de Nova York, nos EUA, alguns motoristas têm se unido em torno de um esquema para manipular a tarifa dinâmica, e assim conseguir ganhar mais dinheiro em corridas realizadas em Londres.

O suposto esquema foi descoberto num fórum chamado Uberpeople.net, que reúne motoristas associados à Uber, mas que não tem qualquer ligação formal com a empresa. Os motoristas combinam de ficar offline no aplicativo, todos ao mesmo tempo, em certo horário do dia, para diminuir a oferta de carros em certas regiões da cidade.

Em seguida, eles voltam a ficar online, novamente todos ao mesmo tempo, para que a demanda ultrapasse a oferta, fazendo com que a tarifa dinâmica leve os preços das corridas para as alturas. Nem todos os usuários do fórum entram no esquema, mas, segundo os pesquisadores, a prática é bem conhecida e existe há tempos.

O estudo foi divulgado pelo jornal britânico The Independent. Um porta-voz da Uber disse à publicação que esse comportamento é isolado, mas que não é permitido pelas regras de uso do aplicativo. A companhia também afirmou que instrui seus engenheiros de software a criar barreiras para esse tipo de tapeação.

Compras para o Natal? Não deixe de conferir a extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ