A Amazon confirmou mantém gravações das interações de seus usuários com a assistente pessoal Alexa até que o usuário escolha apagá-las. Como este não é um procedimento muito óbvio, na prática os dados podem ser retidos para sempre.
A declaração foi feita por Brian Huseman, Vice-Presidente de Política Pública da Amazon, em resposta a questionamentos feitos por Chris Coons, Senador Democrata pelo Estado de Delaware. Coons enviou a Jeff Bezos, CEO da Amazon, uma lista de perguntas e expressou “preocupação” sobre como a empresa usa e retém os dados sobre o uso da Alexa.
“Mantemos as gravações de voz e transcrições até que o consumidor decida apagá-las”, disse a empresa. Mas há exceções: qualquer interação que resulte em uma transação, como uma compra na Amazon ou o pedido de uma pizza, fica gravada permanentemente como forma de comprovação. Além disso, se a transação envolver serviços de terceiros, estes também terão acesso à gravação.
A Amazon também retém dados relativos a alarmes, lembretes e compromissos na Agenda. Segundo a empresa, os consumidores “não gostariam, nem esperam, que a exclusão de uma gravação exclua também dados associados ou impeça Alexa de executar uma tarefa”.
Consumidores que desejam excluir suas gravações do Alexa devem fazer isso manualmente, acesssando as configurações de sua conta da Amazon e entrando em Your Devices and Content > Change your digital and device settings > Alexa Privacy.
Fonte: CNet
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