Anac libera primeira autorização para entregas por drones no Brasil

Autorização ainda experimental oferecida à Speedbird permite voos de até 2,5 quilômetros para entregas de até 2 quilos

Renato Santino 11/08/2020 18h55
drone de entregas
A A A

O Brasil pode começar a ver a utilização de drones para realização de entregas a partir de agora. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deu a primeira certificação para realização desse tipo de voo, ainda em caráter experimental, válida por um ano, até agosto de 2021.


O Certificado de Autorização de Voo Experimental (Cave) foi oferecido à Speedbird, empresa especializada em logística com drones, que já vinha discutindo essa possibilidade desde 2019. Em setembro do ano passado, a empresa chegou a anunciar uma parceria com o iFood para realizar entregas em Campinas, no interior de São Paulo.

A Anac ressalta que o primeiro contato com a Speedbird aconteceu em maio de 2019, e em setembro a agência recebeu o pedido de emissão de certificado. No entanto, foi necessário praticamente um ano para que a operação fosse liberada. Para que isso ocorresse, foi preciso realizar dois testes supervisionados: o primeiro, de janeiro 2020, demonstrou as atividades desejadas e a segurança; após alguns ajustes, um novo experimento foi realizado em julho com acompanhamento da Anac, quando foram demonstrados todos os requisitos mínimos exigidos.

Com o Cave, o modelo DLV-1 da Speedbird pode tomar os céus para fazer entregas. O equipamento pesa cerca de 9 kg e alcança uma velocidade de até 32 km/h para transportar produtos de até 2 kg.

Pelas regras da Anac, no entanto, haverá um limite de distância e horários em que essas entregas poderão ser feitas. Elas serão limitadas ao dia e o drone pode percorrer uma distância máxima de 2,5 quilômetros. No entanto, a autorização já dá a liberdade de voos além da linha de visão do operador (BVLOS), proporcionando liberdade para a realização das entregas.

Drone drones uber uber eats ifood uso de drone
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!

Recomendados pra você