App Store

Análise da App Store indica que usuário preferem aplicativos antigos a novos

Redação Olhar Digital 10/04/2019 09h30
Compartilhe com seus seguidores
A A A

O TOP30 semanal da App Store está dominado por aplicativos com mais de 5 anos de idade, aponta análise

Uma análise sobre o consumo de aplicativos mostra que, atualmente, preferimos continuar baixando apps antigos à se aventurar em novidades. De acordo com estatísticas calculadas por Eric Feng, co-fundadore e atual CTO  da Hulu (serviço de streaming de vídeos concorrente do Netflix), para se manter entre os trinta primeiros, o software precisa ter alcançando 230 mil downloads semanais, quase a mesma coisa de 2014. Porém, a idade média dos TOP30 aumentou muito nesse período, passando de uma média de cerca de 2 anos para mais de 5 anos. 


Essa mudança prova que os mesmos aplicativos que existiam há 5 anos, continuam tendo uma taxa constante de downloads, abrindo pouco espaço para novidades alcançarem o topo do ranking.

"Assim, enquanto os usuários coletivamente baixam o mesmo número de aplicativos populares Top 30, eles estão optando por baixar apps estabelecidos e maduros (que já existem há mais de 5 anos), deixando de lado programas mais recentes (que têm menos de dois anos) ), em um comportamento semelhante ao de 2014. O antigo ainda é popular", explicou Feng.

O CTO também comentou que a mesma conclusão vale para os aplicativos Android na Google Play, na qual a média de idade de um app no TOP30 semanal cresceu de 18 meses em 2014 para quase quatro anos em 2019. 

Contudo, ainda existe uma exceção nessas estatísticas. Segundo a mesma análise, 85% dos jogos entre os 30 primeiros existem há menos de 2 anos. A razão é atribuída à característica da maioria dos games de entreter por um tempo limitado. 

No geral, parece que Elon Musk, CEO da Tesla, estava correto desde o início. Apesar de ter feito um comentário sobre a internet no geral, ele parece ser condizente com a situação atual dos aplicativos também. "Eu acho que a maioria das coisas importantes na Internet foi construída. Haverá inovação contínua, com certeza, mas os grandes problemas da Internet foram essencialmente resolvidos", disse.

Feng concorda com o CEO, mas ressalta que os desenvolvedores pequenos não devem desanimar com isso e parar de produzir. Portanto, ele oferece três dicas importante na criação de um aplicativo. 

Primeiro: aceitar. Você pode ganhar muito dinheiro sem que seu aplicativo chegue ao Top 30.

Segundo: evitar. Se os aplicativos para dispositivos móveis se tornarem muito competitivos, existem outras plataformas, desde coisas antigas, como extensões de navegador, até as mais novas, como as de Alexa.

Terceiro: lutar.  É uma missão mais difícil hoje em dia, mas os empreendedores tendem a ser as pessoas que gostam de desafios. 

Por fim, talvez exista uma quarta possibilidade em uma parte do mercado que cresce nas estatísticas. A receita na App Store continua aumentando, mesmo com a queda do número de downloads, graças ao gasto médio dos usuários, que é 21% maior que no ano anterior. Ou seja, talvez uma boa ideia seja apostar em aplicativos que o público esteja disposto a pagar uma quantia significativa.

Via: 9to5Mac

 

Aplicativos Google Apple Android Pesquisa Hulu iOS Google Play app store elon musk play store android app
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você