WiFI

Android 9 Pie - e versões superiores - passa a limitar número de buscas por redes Wi-Fi

Luiz Nogueira, editado por Rui Maciel 28/05/2019 09h10
Compartilhe com seus seguidores
A A A

As varreduras constantes de redes Wi-Fi fazem parte do funcionamento de alguns aplicativos para que eles funcionem corretamente. Desenvolvedores se mostraram descontentes com a medida

Muito aplicativos realizam diversas verificações de redes Wi-Fi sem o consentimento do usuário. Mas com o Android 9 Pie isso mudou. A atual versão do sistema operacional do Google passa a limitar de forma permanente o número de vezes que um aplicativo pode realizar essas varreduras. Os desenvolvedores têm se queixado ao Google sobre isso desde o ano passado, mas a empresa decidiu que esse recurso continuará da maneira que está, uma vez que a companhia não pretende mudar suas políticas de privacidade. Além disso, ele deve ser mantido para as edições seguintes da plataforma. 


Os desenvolvedores entraram em contato com o Google desde maio do ano passado para informar sobre isso, achando que poderia se tratar de um erro. Seus aplicativos precisam executar consultas as redes de Wi-Fi a cada poucos segundos para realizar tarefas específicas, como navegação interna e inspeção dos pontos de acesso. No entanto, com o Android Pie, os desenvolvedores descobriram que as análises não eram realizadas e retornavam com um código de erro após um determinado número de varreduras de rede em um período.

O Google respondeu aos questionamentos dizendo que havia instalado limites quanto a quantidade de vezes que um aplicativo pode procurar pelo Wi-Fi. O objetivo é melhorar o desempenho da rede e, principalmente, a duração da bateria. A menos que seja um app nativo do sistema, um aplicativo comum só pode realizar uma única varredura a cada meia hora.

Os desenvolvedores acreditam que, como seus usuários fizeram o download do aplicativo sabendo das permissões concedidas, eles devem ter a opção de, pelo menos, autorizar a ativação da varredura constante para que os aplicativos funcionem de forma correta.

A polêmica continua entre os desenvolvedores, enquanto mensagens de decepção e incredulidade surgem nos fóruns de desenvolvimento do Google. Esse endurecimento da empresa vai obrigar diversos aplicativos a rever suas funcionalidades e se adaptar às imposições para continuar funcionando em dispositivos que já trazem a atual versão do sistema operacional.

Via: Android Police

Aplicativos Wi-Fi Android
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você