Android

Android de 6 anos atrás tem mais usuários que versão mais recente do sistema

Lucas Carvalho 13/09/2016 18h03
Compartilhe com seus seguidores
A A A

A Apple liberou nesta terça-feira, 13, a mais nova versão do iOS, seu sistema operacional móvel. Enquanto usuários do mundo todo começam a fazer o download, disponível para diversos modelos de iPhones e iPads, donos de smartphones Android sofrem com a fragmentação do sistema do Google.

O mais recente levantamento divulgado pela empresa mostrando os números de cada versão do Android revela que a última atualização, lançada há mais de 20 dias, ainda nem chegou a 0,1%. O Android 7.0 Nougat está disponível, por enquanto, apenas na linha Nexus, do Google, e sem previsão para chegar a outras marcas de smartphones.

Por isso o ranking das versões divulgado pelo Google sequer conta com o Android Nougat, já que o levantamento apenas considera as atualizações que já atingiram mais de 0,1% dos dispositivos. Por enquanto, o Android com maior penetração no mercado é o Lollipop, rodando em 35% de todos os aparelhos compatíveis.

Logo em seguida vem o Android 4.4 KitKat, instalado em 27% dos smartphones e tablets com sistema do Google. A penúltima versão do software, o Android 6.0 Marshmallow, lançado há mais de um ano, tem ainda apenas 18,7% do mercado, ocupando o quarto lugar no ranking.

Confira a tabela divulgada pela empresa abaixo. Repare que até o Android 2.2 Froyo, lançado seis anos atrás, e que deixou de ser suportado pelo Google em 2011, conta na lista e tem mais usuários do que o Android Nougat, lançado em agosto deste ano.

Reprodução

Essa fragmentação é antiga e bem conhecida dos usuários. Por se tratar de um sistema de código aberto, cada fabricante faz as modificações que bem entende no Android que equipa seus produtos. Por isso, um smartphone da LG roda uma versão diferente do Android que roda em um celular da Samsung, por exemplo.

É por esse motivo que atualizar todos os dispositivos de uma vez, como a Apple faz, é quase impossível para o Google. Cada fabricante precisa de tempo para adaptar a nova versão do software às suas próprias diretrizes. Como o iOS só é usado por uma empresa, a atualização global é mais rápida e prática.

Via Android Authority

Google Android Smartphones
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você