Android P desativará o acesso à câmera de aplicativos em segundo plano

O Android P ainda está em fase de desenvolvimento, mas o sistema já está recebendo diversos recursos que estão empolgando os desenvolvedores e futuros usuários, como suporte para celulares com múltiplas telas e display dobrável, recurso de gravação de chamada, entre outros.

Agora, parece que o Google também está pensando na segurança. Conforme relata o XDA Developers, o sistema irá impedir que aplicativos tenham acesso à câmera do aparelho enquanto estiverem rodando em segundo plano.

Um novo conjunto de regras divulgado no Android Open Source Project muda a forma como os aplicativos interagem com as permissões de acesso. Basicamente, ao instalar um aplicativo, o Android atribuirá um User ID para identificar cada um dos serviços e quando o sistema detectar que um ID que está em segundo plano estiver tentando acessar a câmera do celular, irá bloquear a permissão de acesso.

As empresas ainda estão atrasadas quando o assunto é proteção da câmera do smartphone. Em 2014, o desenvolvedor Android Szymon Sidor publicou uma postagem em seu blog explicando como os aplicativos poderiam tirar fotos e gravar vídeos dos usuários mesmo estando em segundo plano.

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ