YouTube cara nova

YouTube está de cara nova; confira

Gustavo Sumares, editado por Leonardo Pereira 29/08/2017 12h50
Compartilhe com seus seguidores
A A A

O YouTube anunciou hoje uma série de novidades para seus aplicativos (Android e iOS) e para o seu site acessado por desktops. As novidades incluem mudanças de design, uma mudança bem sutil no logo, novos meios de descobrir vídeos interessantes e até mesmo novas opções de reprodução de vídeo.


A mudança mais facilmente perceptível é a interface do app: a barra de navegação agora fica em branco e na parte inferior da tela. Além dos ícones já disponíveis, ela inclui também as abas "Atividade" e "Biblioteca". O vídeo abaixo mostra, de maneira resumida, todas as novidades que o serviço de streaming de vídeo vai ganhar:

Quando um usuário subir para o YouTube um video gravado verticalmente no celular, o aplicativo agora será capaz de reconhecer o formato. Nesse caso, será possível assistir a ele em tela cheia segurando o seu celular na vertical. E o app também vai ganhar a opção de controlar a velocidade de reprodução dos vídeos, algo que o site para desktop já tinha. 

Também será possível voltar dez segundos no vídeo cutucando duas vezes a parte esquerda da tela. Cutucar a parte direita da tela duas vezes, naturalmente, fará com que o vídeo avance dez segundos. Segundo o YouTube, em breve será possível usar gestos também para ir de um vídeo para outro: deslizar o dedo para a esquerda sobre a tela fará com que o app reproduza o próximo vídeo da lista; deslizar para a direita fará com que ele volte ao vídeo anterior.

Finalmente, a empresa também anunciou que permitirá aos usuários ver uma fileira de vídeos recomendados na parte inferior da tela enquanto eles estiverem vendo algo na tela cheia. O recurso deve facilitar a descoberta de mais produções audiovisuais interessantes.

Mais mudanças

Essas mudanças ao app devem ser liberadas em atualizações disponíveis a partir de hoje, e no site as novidades também começam a chegar hoje. A aparência nova que o YouTube vinha testando há alguns meses será disponibilizada para todos os visitantes (antes, só era possível acessá-la por meio de um pequeno "truque"). O principal destaque dela é o "modo noturno", uma configuração que deixa o fundo do site preto em vez de branco.

Mas também há outras novidades além dela. Deixar o cursor do mouse sobre um vídeo mostrará uma "prévia" composta por pequenos pedaços de cena que ajudam a dar uma ideia melhor do estilo e conteúdo dele. Será possível clicar sobre um ícone de relógio para salvar o vídeo para assistir mais tarde. 

Visualmente, o site também ficou levemente diferente. O logo do site perdeu o que ainda restava de ilusão de tridimensionalidade, e agora aderiu totalmente ao "Material Design" do Google. O GIF abaixo mostra como o aspecto visual do site foi mudando ao longo dos anos:

Aplicativos Youtube Vídeo
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você