Depressão

Aplicativo identifica depressão por meio da voz

Redação Olhar Digital 18/07/2019 16h30
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Inteligência artificial empregada consegue reconhecer a doença por meio do timbre da voz do usuário

Em estudo realizado pela Universidade de Alberta, no Canadá, a Inteligência Artificial (IA) está ajudando a detectar sintomas de depressão por meio da voz do usuário. 

Com o uso de conjuntos padrão de dados de benchmark, as pesquisadoras Tasnim e Stroulia desenvolveram uma metodologia que combina vários algoritmos de aprendizado de máquina para reconhecer a depressão com mais precisão usando sinais acústicos. Elas explicam que o app coleta amostras de voz enquanto as pessoas falam naturalmente.

"Quando executado no telefone do usuário, ele irá reconhecer e rastrear indicadores de humor, como depressão, ao longo do tempo. Assim como você tem um contador de passos no telefone, pode ter um indicador de depressão baseado na sua voz enquanto usa o aparelho”, detalhou Eleni. 

De acordo com dados do governo canadense, a ferramenta pode desempenhar um papel fundamental na vida dos habitantes do país, já que 11% dos homens e 16% das mulheres devem enfrentar depressão no decorrer da vida. 

Fonte: Universidade de Alberta

Aplicativos Saúde Tecnologia Inteligência Artificial aprendizado de máquina depressão doença
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você