99 Táxis

Após suspeita de estupro, 99 adota novas medidas de segurança

Fabiana Rolfini 05/03/2020 16h32
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Aplicativo terá monitoramento de corridas e permitirá gravar áudios

O serviço de transporte via aplicativo 99 anunciou nesta quinta-feira (5) que vai implementar algumas medidas para aumentar a segurança de passageiros e motoristas, após vir à tona suposto caso de estupro sofrido por uma usuária do app.


Ainda neste mês será lançada uma ferramenta de gravação de áudio para todo Brasil. Desta forma, passageiros e motoristas poderão fazer gravações durante as corridas ao acionar um botão diretamente no app.

Já em abril, a 99 promete adotar uma tecnologia de monitoramento de corridas por inteligência artificial. A novidade será de grande utilidade em casos de violência, pois vai detectar mudanças de rota e trajetos com o tempo acima do previsto.

Segundo a empresa, a implementação das duas tecnologias já estava em desenvolvimento, mas foi antecipada devido ao suposto caso de estupro. O motorista envolvido foi banido do aplicativo.


Entenda o caso

No dia 25 de fevereiro, uma passageira em São Paulo relatou ter sido estuprada por um motorista da 99, por volta das 4h (de Brasília). O trajeto, que normalmente levaria 30 minutos e custaria R$ 30, durou 336 minutos e foi cobrado R$ 109.

A vítima disse que, quando acordou em casa por volta das 14h, percebeu que algo de errado poderia ter ocorrido, já que sentia dores na região genital. "O único flash que eu lembro é a gente passando na Consolação com o carro em movimento e depois o outro flash que eu tenho é o moço saindo do carro e indo no banco de trás comigo e ele estava com as calças abaixadas. Esse é o único flash que eu lembro", disse a passageira em depoimento para a TV Globo.

Em comunicado, a 99 disse ainda lamentar profundamente a violência sofrida pela passageira. "A companhia está prestando todo apoio à vítima e compartilhando as informações pertinentes à Delegacia de Defesa da Mulher encarregada da ocorrência, auxiliando em seu esclarecimento".

Fonte: UOL

Áudio 99 taxis monitoramento aplicativo áudios aplicativo de transporte 99
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você