App que monitora transporte público começa a testar 'ônibus inteligente'

Citymapper é um popular aplicativo usado para monitorar o transporte público em diversas cidades, com base em dados públicos, e que é usado inclusive no Brasil. Nesta semana, a empresa por trás do app anunciou um novo projeto: o "ônibus do futuro".

Trata-se de um ônibus totalmente conectado que será testado nas ruas de Londres a partir desta terça-feira, 9. O veículo vai circular pelo centro da cidade com uma rota fixa, usando pontos de ônibus que já existem na cidade, mas sem cobrar tarifa.

A ideia é que os usuários do ônibus conectado deem feedback ao Citymapper sobre o trajeto. O veículo vem equipado com diversas telas sensíveis ao toque que mostram o caminho percorrido e em qual ponto o passageiro deve descer para chegar ao seu destino.

Até o motorista tem direito a uma tela dessas, que mostra o número de passageiros a bordo, trânsito e a distância entre ele e o próximo ônibus da mesma linha. São dois veículos em circulação, um maio e outro menor, mas a capacidade de cada um não foi divulgada.

A iniciativa foi tomada em conjunto com o Transport for London (TFL), órgão responsável pela administração do transporte público na capital da Inglaterra. Também por isso, os ônibus inteligentes vão circular por apenas dois dias nessa primeira fase de testes.

Com base nessa experiência, o Citymapper pretende coletar dados e expandir o projeto, com o objetivo de entender como o transporte público de grandes cidades funciona, onde é falho, onde a demanda não é bem atendida e também "reinventar o ônibus", como diz a empresa.

[Wired]





RECOMENDADO PARA VOCÊ