Tim Cook

Apple admite que procura por novos iPhones está abaixo do esperado

Renato Santino 02/01/2019 20h35
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Empresa reduziu projeções trimestrais em US$ 9 bilhões como resultado das vendas abaixo do esperado

A Apple anunciou alguns números preocupantes para seus investidores nesta quarta-feira, 2. A empresa abriu o ano anunciando que reduziu as expectativas de vendas para o primeiro trimestre fiscal de 2019 (referente ao período encerrado em dezembro) devido a uma demanda abaixo do esperado pelos novos iPhones.

O comunicado deixa claro que a empresa espera apresentar números que estão bastante abaixo do que esperava inicialmente. A expectativa da Apple é que as receitas sejam US$ 9 bilhões abaixo do que foi projetado ao final do trimestre anterior.

Na carta assinada por Tim Cook, a empresa explica que os maiores problemas acontecem na China, onde a procura pelos novos iPhones sofreu um baque mais intenso. No entanto, a Apple explica que outros mercados desenvolvidos também viram uma redução de demanda, o que mostra que não é um movimento isolado do mercado chinês.

A Apple tem algumas justificativas que explicam as quedas. A primeira delas é cambial: o dólar forte como está agora faz com que os produtos fiquem mais caros no exterior. Além disso, a empresa também cita problemas na cadeia de produção devido ao grande número de novos produtos lançados no período, além de dificuldades econômicas em vários dos países que receberam os novos iPhones. Quaisquer explicações, no entanto, são referentes a uma única situação, que é o fato de que as pessoas não estão comprando tantos iPhones quanto a Apple previa, o que é um problemão.

Um dos trechos mais curiosos da carta menciona que menos pessoas optaram por comprar um novo iPhone pelo fato de a Apple ter oferecido um preço reduzido na substituição de bateria. Para quem não se lembra, durante 2018, a companhia cortou em mais da metade o custo do procedimento para amenizar as críticas após a descoberta de que a empresa cortava o desempenho dos iPhones antigos para compensar o desgaste da bateria. O resultado foi que muitas pessoas recuperaram o desempenho de seu iPhone com a troca de bateria e deixaram de comprar um novo celular.

As novas projeções da Apple oficializam o que os rumores já apontavam. Nos últimos meses, surgiram várias notícias de que a empresa havia solicitado a redução no ritmo de produção de iPhones, justamente porque a demanda estava abaixo do esperado. 

iPhone Apple Tim Cook iPhone XR iPhone XS iPhone XS Max
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você