iphone xs

Apple adquire divisão de modems para celulares da Intel por US$ 1 bilhão

Renato Santino 25/07/2019 17h40
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Negócio deve permitir o desenvolvimento interno de modems 5G dos próximos iPhones

A Apple anunciou nesta quinta-feira, 25, a compra da maior parte da divisão de modems para smartphones da Intel, em um negócio que movimentará US$ 1 bilhão. A Apple terá acesso à propriedade intelectual da Intel e receberá também 2.200 funcionários que serão transferidos como resultado da aquisição.


O negócio é importante para que a Apple deixe de ser dependente da Qualcomm especialmente em relação à tecnologia 5G, que passará a ser um diferencial importante nos próximos anos. As duas companhias tiveram sérias disputas jurídicas nos últimos anos relacionadas a patentes e royalties e apenas recentemente resolveram as questões.

Não por coincidência, assim que a disputa entre Qualcomm e Apple se encerrou, a Intel decidiu que deixaria o mercado de desenvolvimento de modems 5G para smartphones. A lógica é simples: a Apple era a principal cliente da divisão, utilizando apenas modems Intel no iPhone XS justamente pela richa com a Qualcomm. Quando os processos foram encerrados, não havia mais condições de competição pelo mercado de massa.

Com a compra dessa parte da Intel, a Apple conseguirá desenvolver internamente seus modems. Isso trará vantagens consideráveis de custos de produção; afinal de contas, ainda que a disputa com a Qualcomm tenha se encerrado, os motivos pelos quais ela começou ainda existem: a Apple acusava a adversária de cobrar royalties desproporcionais pelo uso de suas patentes.

Resta observar o que isso significará em termos de desempenho. Existe um motivo pelo qual as empresas como a Apple ainda preferiam negociar com a Qualcomm mesmo que isso significasse um aumento no custo de produção. Em múltiplos casos foi constatado que os modems da Intel apresentavam desempenho abaixo de modelos similares da Qualcomm.

Isso pode ser verificado até mesmo no iPhone, da própria Apple. Na época do lançamento do iPhone X, que tinha duas versões diferentes (uma com modem Qualcomm, outra com modem Intel), testes apontavam que um dos aparelhos contava com maior velocidade de conexão do que o outro, mesmo que ambos estivessem lado a lado sobre a mesa, recebendo exatamente o mesmo sinal de Wi-Fi ou de 4G.

Intel iPhone Apple Modem 5G
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você