Apple anuncia iPadOS 14 e aproxima o tablet ainda mais dos Macs

Empresa refinou suporte à stylus Apple Pencil, abraçou os widgets e reprojetou aplicativos para aproveitar melhor a tela grande

Renato Santino 22/06/2020 15h00
ipados 14
A A A

A Apple utilizou a WWDC 2020 para anunciar o iPadOS 14, que se separou do iOS nas últimas edições e passou a ser um sistema mais adaptado para aproveitar melhor a grande tela do tablet. O anúncio de hoje coloca o iPad cada vez mais longe do sistema presente nos iPhones e mais perto do MacOS, dos desktops.


Um dos principais destaques da apresentação reside no suporte à stylus Apple Pencil. O sistema se tornou mais capaz de entender e melhorar desenhos, permitindo, por exemplo, corrigir um círculo que não ficou muito preciso enquanto o usuário desenhava. O mais interessante, porém, é que o recurso chamado Scribble permite escrever na interface do sistema, que interpreta sua letra para transformar em texto. Ou seja: quer procurar alguma coisa no Google? Basta escrever no campo de busca do Safari com a caneta, não precisa abrir o teclado.

Como no iOS 14, o iPadOS 14 abraçou os widgets após anos escondendo o recurso na barra de notificações. Agora eles fazem parte da tela inicial do iPad, permitindo acesso mais rápido a informações de apps, dispensando a necessidade de abri-los.

A Apple também redesenhou vários aplicativos para fazer uso melhor da tela grande do iPad, que ganharam uma barra de navegação lateral, que aproximam os apps da experiência de desktop. Entre os aplicativos que farão uso dessa nova interface estão os aplicativos de Fotos, Notas e Arquivos.

A empresa ainda revelou um novo sistema de buscas universal que permite vasculhar todas as informações no seu dispositivo e na internet com uma simples barra de pesquisa. Digite o nome de um app para abri-lo rapidamente, o que é especialmente útil quando a partir de agora nem todos os aplicativos ficam fixos na tela inicial. Quer procurar um contato? Digite seu nome. Está atrás de um documento guardado no iPad? Basta pesquisar. Alguns apps do sistema ainda podem ter seu conteúdo pesquisado diretamente.

Reprodução

Por fim, para quem costuma usar um iPad para comunicação, a empresa anunciou uma nova interface de ligações, valendo tanto para o app de chamadas nativo do sistema, do FaceTime ou outros aplicativos como Skype. Com a novidade, o alerta de chamada ocupará apenas uma pequena parte da tela, como uma notificação no topo da tela, em vez de sequestrá-la completamente enquanto o usuário não atende ou dispensa uma ligação.

Apple iPad wwdc iPadOS
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você