Apple CarKey transforma iPhone em 'chave' do carro

Novidade foi anunciada no WWDC 2020 e demonstrada em um modelo da BMW; usuários poderão compartilhar acesso ao veículo por mensagens

Cesar Schaeffer 22/06/2020 15h06
iPhone carro
A A A

Durante o WWDC 2020 - o evento anual da Apple para desenvolvedores - a empresa apresentou oficialmente o CarKey, uma função para abrir e até ligar alguns carros usando o iPhone. O recurso faz parte do novo iOS 14, também apresentado nesta segunda-feira (22). 


A novidade, que usa a tecnologia NFC, vai funcionar (a princípio) no novo BMW 521, que será lançado no mês que vem. Mas a Apple afirma que já trabalha em um padrão para atender toda a indústria automotiva usando seu novo processador de banda larga U1 no lugar do NFC, em breve.

O funcionamento é muito simples. Depois de emparelhar o iPhone ou Apple Watch com um veículo compatível com a tecnologia CarKey, para destravar as portas, basta segurar o dispositivo perto de um leitor NFC, por exemplo, na maçaneta do carro. O usuário, claro, precisará autenticar a ação usando o reconhecimento facial ou de impressão digital do aparelho.

Uma vez dentro do veículo, para ligar o motor, basta colocar o celular no painel e apertar o botão de ignição. Simples assim. O CarKey vai permitir que o usuário compartilhe o acesso ao seu carro enviando as credenciais por mensagem, através do iMessage.

Apple wwdc iOS 14 wwdc2020 carkey
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!

Recomendados pra você