Apple imagina 'iPhone do futuro' com interface controlada por gestos

Uma patente registrada pela Apple mostra que a empresa já chegou a considerar a hipótese de deixar de lado o touchscreen capacitivo que ela mesma introduziu no mercado com seu primeiro iPhone. O projeto sugere uma interface controlável apenas por gestos, sem que o usuário precise de fato tocar na tela.

A ideia é usar os sensores de proximidade já presentes no iPhone para outras funções. Hoje, o smartphone já é capaz de dectar a aproximação com a orelha do usuário para desativar a tela durante uma ligação, por exemplo. Outros aparelhos do mercado, como o Moto X, da Motorola, usam esses sensores para ligar ou desligar o display com um simples gesto.

A patente da Apple propõe um sistema ainda mais sensível, capaz de distinguir gestos pequenos com maior precisão. Desse modo, apenas aproximar um dedo da tela seria suficiente para deslizar entre menus, selecionar um botão ou executar outras funções. Contudo, um iPhone com essa tecnologia ainda teria o modo touchscreen como opção para os usuários.

O registro de uma patente não significa, necessariamente, que a ideia será tirada do papel em algum momento, mas serve para que a empresa garanta seus direitos comerciais sobre projetos semelhantes. A tecnologia detalhada no documento ainda poderia ser levada a outros dispositivos, como PCs, notebooks e caixas eletrônicos, por exemplo.

Via Apple Insider

O Natal está chegando. Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ