Tim Cook, CEO da Apple

Apple pode anunciar ampliação das funcionalidades do NFC do iPhone na WWDC 2019

Beatriz Trevisan, editado por Rui Maciel 22/04/2019 21h30
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Com atualização, smartphone poderia usar a tecnologia de proximidade para desbloquear sensores de acesso de escritórios ou pagar uma passagem de ônibus e metrô, por exemplo.

A Apple está com algumas surpresas na manga para serem lançadas na sua Conferência Mundial de Desenvolvedores (em inglês, Worldwide Developers Conference ou, na sigla, WWDC), que nesta edição acontece de três a sete de junho em San Jose, na Califórnia (EUA). Entre as expectativas de atualizações, a empresa deve anunciar melhorias expressivas para o recurso de NFC, de acordo com reportagem do site 9to5Mac publicada nesta segunda-feira, 22.


O Near Field Communication (na sigla em inglês NFC, que significa Comunicação de proximidade de campo, em tradução livre), é uma tecnologia de comunicação com a qual aparelhos trocam informações apenas com uma aproximação física entre eles.

A tecnologia demorou bastante tempo para chegar nos iPhones; apareceu pela primeira vez no iPhone 6, com funções limitadas ao Apple Pay. Com isso, permitia pagamentos eletrônicos ao aproximar o celular de terminais de cartão de crédito, por exemplo, mas não transferir arquivos e informações. A partir do iOS 11, melhorias foram implementadas. Desse modo, iPhone 7 ou superior passaram a ter a capacidade de parear dispositivos HomeKit com o NFC.

Em smartphones Android, o chip de comunicação já é bastante utilizado para a realização de pagamentos em serviços como o Google Pay e o Samsung Pay, ou até para a recarga de cartões utilizados em meios de transporte, como o Bilhete Único. Por meio de tags, o NFC também consegue determinar algumas ações, como ligar um dispositivo ou compartilhar dados de uma conexão Wi-Fi.

As melhorias informadas pelo 9to5Mac são voltadas para essa última funcionalidade: a leitura de tags. Se a atualização for, de fato, implementada pela Apple, desenvolvedores de aplicativos terão a opção de ler tags ISO7816 (geralmente de cartões ID e de acesso), FeliCa (sistema japonês de chips RFID usado principalmente para pagamentos eletrônicos) e MiFare (um popular formato de passe de transporte público).

Desse modo, seria possível usar o sistema NFC do iPhone para desbloquear sensores de acesso de escritórios ou pagar uma passagem de ônibus e metrô, por exemplo. Atualmente, apenas as tags formatadas como NDEF podem ser lidas por apps de terceiros.

O aprimoramento do sistema NFC não será a única melhoria voltada para desenvolvedores. De acordo com o 9to5Mac, espera-se que a Apple anuncie várias novas funcionalidades da assistente pessoal da empresa, a Siri, principalmente na interação para aplicativos de terceiros. Algumas das novidades seriam controles de mídia, pesquisa, chamadas de voz e informações sobre viagens.

Outra expectativa de lançamento é uma nova estrutura para realidade aumentada (RA), incluindo um aplicativo que permitiria criar visualmente as experiências de RA em vez de usar código bruto (“raw code”) de arquivos de imagens digitais – formato que contém a totalidade dos dados da imagem.

Via: Engadget

iPhone Apple NFC wwdc
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você