Apple pode lançar um visor de realidade aumentada até 2020

Em breve, a Apple pode se tornar conhecida por vender não apenas iPhones, iPads, relógios e computadores. Uma reportagem da agência de notícias Bloomberg, repercutida por boa parte da imprensa dos EUA, indica que a empresa está trabalhando em um novo tipo de produto.

A Bloomberg diz que se trata de um headset para aplicações de realidade aumentada, algo semelhante ao HoloLens, da Microsoft, que ilustra a imagem acima. O protótipo ainda não tem um nome definido e nem é totalmente funcional. O que já se sabe é que ele vai usar um novo sistema operacional, chamado internamente de "rOS".

Além disso, o novo produto teria tela e processador próprios, mas os engenheiros da Apple estariam trabalhando ainda em possíveis interfaces de controle, incluindo gestos com a cabeça, touchscreen e comandos de voz através da assistente Siri.

A reportagem também diz que o plano da Apple é ter o headset pronto em 2019 e começar a vendê-lo em 2020. Boatos sobre o interesse da empresa em algo do gênero, como um par de óculos semelhante ao Google Glass, ou headsets como o HTC Vive e Oculus Rift, já circulam há alguns anos. O relato da Bloomberg é o primeiro a estipular uma previsão de lançamento.

Não é surpresa, porém, que a Apple tem grande interesse na tecnologia de realidade aumentada. Neste ano, a companhia lançou o ARKit, um conjunto de especificações para desenvolvedores que ajuda aqueles que queiram aproveitar melhor os sensores do iPhone para criar apps de realidade aumentada - aqueles que sobrepõem o mundo real com criações virtuais.

Além disso, o CEO da empresa, Tim Cook, disse num relatório a investidores que a realidade aumentada "vai mudar para sempre a forma como usamos a tecnologia". O executivo também disse recentemente que essas aplicações têm o potencial de serem tão revolucionárias quanto o smartphone.

O Natal está chegando. Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ